2019/2020

Objetivos

Pretende-se reforçar a componente mais avançada da Química Tecnológica (a ser completada a nível de 3.º Ciclo - Doutoramento), contribuindo para a melhoria de qualidade na formação de quadros altamente qualificados e para a inovação, passo fundamental para a renovação e o desenvolvimento do setor produtivo e o aumento de riqueza de Portugal.

Os objetivos científicos incluem o aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos nos domínios da Química da Produção Industrial, da formação atualizada dos sistemas de qualidade, gestão e segurança industrial, materiais, energia e ambiente e da aplicação da Química e da Tecnologia à resolução de problemas atuais e futuros das indústrias química e associadas.


Visite a página web do Mestrado em Química Tecnológica

Competências: Conceção, desenvolvimento e inovação de aplicações da química a processos industriais. Desenvolvimento de tecnologias e técnicas nas áreas de controlo de qualidade, ambiente, análise química, gestão e segurança industrial, valorização de recursos e resíduos. Intervenção na interface química/engenharia química.

Áreas científicas de formação 


Ciências e Tecnologias Químicas (créditos possíveis:102 ECTS)
Ciências Empresariais, da Gestão e da Organização (créditos possíveis: 24 ECTS)
Ciência e Engenharia Informática (créditos possíveis:12 ECTS)
Outras Áreas Científicas (créditos possíveis:12 ECTS)



Plano de estudos


90 créditos de UC obrigatórios e 30 créditos de UC opcionais, dos quais 12 ECTS podem ser escolhidas em diferentes cursos de 2º ciclo da FCUL e/ou da ULisboa, mediante acordo das Coordenações dos Ciclos de Estudo envolvidos.


Saídas Profissionais

Indústrias químicas e associadas: plástico, têxtil, papel, cimento, cortiça, farmacêutica, alimentar, extrativa, petroquímica | Empresas de prestação de serviços e consultoria | Instituições de ensino superior e investigação | Instituições públicas.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Maria Jose Vitoriano Lourenco