Disciplina Curricular
Gestão e Conservação de Recursos Naturais GCRN
Mestrado Bolonha em Química Tecnológica - 2_MQT 2012/13 a 2021/22
Contextos
Grupo: 2_MQT 2012/13 a 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares > Optativas > 726_1º Ano do Mestrado em QT (OUT)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Este curso pretende dar a conhecer aos alunos a importância da gestão para o uso sustentável dos recursos naturais, e da necessidade de abordagens interdisciplinares e holisticas que integrem um conhecimento aprofundado sobre os recursos específicos e aspectos ecológicos, económicos e sociais. Após a conclusão deste curso, os alunos terão adquirido (i) conhecimentos avançados sobre as práticas actuais e desenvolvimentos na gestão sustentável dos recursos naturais, (ii) boa compreensão das ligações entre as dimensões ecológicas, económicas e sociais da gestão de recursos naturais, e (iii) capacidade para fazer julgamentos sólidos sobre a utilidade e aplicação de diferentes métodos de a gestão dos recursos naturais em diversos contextos.
Programa
Principais recursos naturais: perspectiva histórica. Geoestratégia e tendências na exploração dos principais recursos naturais. Regimes de exploração, impactos ambientais, modelos de gestão e sustentabilidade dos recursos naturais: recursos geológicos, recursos energéticos, recursos alimentares, recursos florestais, recursos cinegéticos, recursos pesqueiros, recursos genéticos, outros recursos. Influência de factores naturais e antropogénicos nos recursos naturais.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluirão sessões teóricas expositivas para apresentação de conceitos e metodologias fundamentais em gestão de recursos naturais. Serão ainda realizados debates sobre casos de estudo, e palestras sobre problemáticas associadas a recursos naturais especificos por especialistas convidados. A avaliação incluirá um exame final e a elaboração e defesa de um projecto. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.