Disciplina Curricular

Sensores Sen

Mestrado Bolonha em Química Tecnológica - 2_MQT 2012/13 a 2021/22

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os sensores como interfaces entre sistemas reais e sistemas electrónicos. Relação entre especificações externas (determinadas pela aplicação) e os subsistemas sensoriais, conhecidas as caracterísiticas de sistema destes últimos, independentemente da tecnologia utilizada. Modelação e avaliação do comportamento de um sensor integrado num sistema. Metricas de optimização, controlo e decisão. Competência para selecionar e integrar um sensor num sistema. Conhecimento de um mercado de aplicações, industrial e de emprego gigantesco ( >12B US$), que afecta todos os domínios sem excepção.

Programa

Características gerais de sensores e sua classificação por famílias, de acordo com vários critérios. Sistemas de especificações. Materiais sensoriais. Fenómenos de conversão. Ruído. Aplicações (presença, movimento, posição, deslocamento, velocidade, aceleração, força, tácteis, pressão, fluxo, acústicos, luz, radiação, temperatura, químicos, ...). Sistemas de condicionamento de sinal, aquisição e controlo. Integração de sensores. Sensores interferométricos (radiação EM).

Métodos de ensino e avaliação

T - Apresentação de aspectos básicos e sistemática TP - Trabalho individual, com apoio do docente PL - Desenvolvimento de um protótipo (conversão formatação analógica)A avaliação será feita através de prova escrita ( 30%) baseada na discussão de um artigo tecnico que descreva um sensor e um processo físico de transdução. A componente de laboratório é também avaliada relativamente ao nível do trabalho desenvolvido ( 40%), à qual está associada uma apresentação oral sobre o sensor que foi realizado pelos alunos ( 20%). No decorrer das aulas teóricas são feitos  pequenos questionários com resposta escrita sobre temas associados à tecnologia dos sensores ( 10%).

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre