Disciplina Curricular
Projeto em Química Tecnológica/Dissertação em Química Tecnológica/Estágio em Química Tecnológica PQT/DQT/EQT
Mestrado Bolonha em Química Tecnológica - 3_MQT 2022/23
Contextos
Grupo: 3_MQT 2022/23 > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Peso
57.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Realizar investigação científica ou tecnológica orientada, trabalhando sozinho ou em equipa. Realização de desenvolvimentos e ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação em unidades industriais e/ou laboratórios do estado. Melhorar as capacidades para escrever (em português e em inglês) e apresentar oralmente os resultados do trabalho realizado. Desenvolver a sua capacidade de inovação, através da investigação e desenvolvimento e aprofundamento as suas competências profissionais. Os alunos deverão mobilizar e integrar competências desenvolvidas no âmbito das diferentes unidades curriculares do seu plano de estudos para resolver problemas, relacionadas com as suas áreas de interesse vocacional, organizar e dividir tarefas, conseguindo atingir os objetivos requeridos para uma tese/dissertação com responsabilização individual.
Programa
As propostas para dissertação são recebidas anualmente enviadas pela industria nacional ou por Laboratórios do Estado. No geral os conteúdos programáticos contemplam que os estudantes saibam aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. O trabalho desenvolvido para a dissertação decorre sempre em meio industrial, ou em laboratório do estado.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular é avaliada com base em dois elementos principais: um documento escrito (dissertação) e a respetiva apresentação e defesa públicas perante um júri especialmente designado para o efeito. Este júri é constituído por um membro da coordenação do curso, que preside, pelo orientador e por um arguente convidado, pertencente à área científica do trabalho desenvolvido.