Disciplina Curricular
Laboratórios de Inovação Tecnológica LIT
Mestrado Bolonha em Química Tecnológica - 3_MQT 2022/23
Contextos
Grupo: 3_MQT 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta disciplina é promover o espírito científico e o pensamento crítico nos alunos, proporcionando-lhes contacto com técnicas inovadoras utilizadas em contextos de investigação e na indústria. Os alunos irão desenvolver trabalhos focados em três temas: (i) preparação e caracterização de materiais de substâncias orgânicas (e.g. compostos farmacêuticos), tendo em vista a obtenção de materiais com propriedades físicas e químicas ajustadas à sua aplicação, (ii) instrumentação/prototipagem aplicada ao desenvolvimento e estudo de processos químicos e/ou bioquímicos, e (iii) o estudo de processos metabólicos. Pretende-se com esta UC fortalecer competências dos estudantes tais como a autonomia, a capacidade de análise de resultados, e aptidões de trabalho em equipa e comunicacionais.
Programa
O programa da unidade curricular tem em consideração a realização de três blocos distintos, centrados: (i) na preparação e caracterização de materiais particulados de substâncias orgânicas (e.g., princípios ativos farmacêuticos e fitofármacos), para obtenção de materiais com propriedades físicas e químicas melhoradas. Neste contexto, os alunos terão contacto com técnicas experimentais utilizadas na preparação de materiais particulados e no seu estudo, incluindo difração de raios-X, análise térmica e calorimetria. (ii) no desenvolvimento de instrumentação/prototipagem. Neste caso, os alunos serão introduzidos ao desenvolvimento de aparelhos científicos desde a etapa de prototipagem à sua testagem, destinados ao estudo, monitorização e/ou automatização de processos químicos e bioquímicos. (iii) na utilização dos instrumentos desenvolvidos no estudo de processos metabólicos.
Métodos de ensino e avaliação
A classificação final resultará de uma média ponderada das classificações atribuídas aos trabalhos desenvolvidos no âmbito dos três temas propostos: (i) preparação e caracterização de materiais orgânicos em estado sólido, (ii) instrumentação/prototipagem e (iii) o estudo de processos metabólicos. A avaliação será realizada com base em múltiplos critérios, nomeadamente, o desempenho dos alunos em aula (20 %), a sua capacidade de organização e planeamento (20 %), assim como a forma como tratam, interpretam e discutem os resultados obtidos (60 %). Este modelo de avaliação visa não só medir os conhecimentos dos alunos nos conteúdos da disciplina, as competências técnicas adquiridas, mas também incentivar a sua autonomia, o pensamento crítico e a sua capacidade de comunicação científica.