Disciplina Curricular

Laboratórios de Inovação Tecnológica LIT

Mestrado Bolonha em Química Tecnológica - 2_MQT 2012/13 a 2021/22

Contextos

Grupo: 2_MQT 2012/13 a 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objectivo desta disciplina é ajudar o aluno a desenvolver o espírito científico e o pensamento crítico, incentivando-o a propor e realizar um projeto experimental original com base nos seus conhecimentos cumulativos. Os alunos, em grupos de 2 ou 3, são desafiados a sugerir um tema criativo e original visando uma proposta de trabalho experimental para resolver um problema à data sem solução e/ou a introduzir qualquer novidade na gestão ou no modo de realização experimental. Devem trabalhar simulando um ambiente laboral diário como funcionários de uma empresa onde terão de responder às solicitações do professor responsável pela síntese, otimização e desenvolvimento de um novo produto/inovação tecnológica. É obrigatório contabilizar os fatores económicos, ambientais e de segurança. Espera-se desenvolver a autonomia do aluno na resolução dos problemas propostos, bem como a sua capacidade de trabalho em grupo e de análise crítica dos resultados experimentais.

Programa

Nesta unidade curricular os alunos desenvolvem trabalhos laboratoriais no âmbito de temas como recuperação de e/ou valorização de resíduos, extração de produtos naturais, síntese de polímeros naturais, otimização de equipamentos para estudo de transferência de calor, recuperação de equipamentos antigos. São ainda focados tópicos como a operação de reatores químicos em escala laboratorial e a automatização de análise química.

Métodos de ensino e avaliação

Após análise das propostas dos alunos, são discutidos aspetos como inovação, viabilidade e estratégia de implementação dos projetos. Os alunos são acompanhados no laboratório e os resultados experimentais são analisados e discutidos ao longo das aulas. Cada grupo de alunos apresenta o trabalho numa comunicação oral na presença dos colegas, os quais são estimulados a participar na discussão, enriquecendo a experiência de aprendizagem. A avaliação incide sobre a qualidade da proposta (inovação, criatividade, economia de recursos, preocupações ambientais, segurança e implementação), a apresentação do trabalho em comunicação oral, com enfase na discussão dos aspetos de inovação envolvidos e nas formas de implementação futura e inclui também uma componente contínua que tem em conta o envolvimento dos alunos no projeto, a sua atitude no laboratório, assim como o seu desempenho na execução dos procedimentos experimentais e na interpretação dos resultados.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre