Disciplina Curricular
Transferência de Tecnologia TT
Mestrado Bolonha em Química Tecnológica - 2_MQT 2012/13 a 2021/22
Contextos
Grupo: 2_MQT 2012/13 a 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina aborda os conceitos básicos que cada proeminente empreendedor precisa adquirir para organizar e criar valor a partir da inovação de base tecnológica , nomeadamente através de spin-outs universitárias (Transferência de Tecnologia): 1. Começamos por examinar estratégias baseadas na inovação como fonte de vantagem competitiva; 2. De seguida, analisaremos a forma de construir organizações que se destaquem na identificação, construção e comercialização de inovações tecnológicas; 3. Finalmente, importantes tendências emergentes em matéria de inovação serão identificadas e serão exploradas as suas implicações para a gestão da inovação, incluindo a tendência "open source" versus a protecção da propriedade intelectual.
Programa
Os principais tópicos incluem: · Como funciona o processo de inovação, criando um ambiente organizacional que premeia a inovação e o empreendedorismo; · Concepção de processos de inovação apropriados (exemplo: stage-gate, gestão do portfólio); · Organização que permita tirar vantagem de fontes internas e externas de inovação; e · Estruturação das organizações empresariais para uma efectiva inovação. O curso examinará a forma como os empreendedores podem constituir as suas empresas e negócios, desenvolvendo e comercializando inovações. Alguns dos exemplos incidirão também sobre como as empresas estabelecidas podem tornar-se mais empreendedoras na sua abordagem à inovação.
Métodos de ensino e avaliação
A disciplina tem uma abordagem interactiva. Os alunos serão convidados a fazer apresentações sobre temas específicos (papers). Para além do trabalho na aula, os estudantes devem estudar a bibliografia recomendada e realizar pesquisa em diversas fontes relevantes para os trabalhos a realizar (Internet, bases de dados de conhecimento e de empresas, entre outros) Participação nas aulas: 10% Apresentação sequenciada de uma ideia de negócio e sua implementação: 90%