Disciplina Curricular
Ecossistema Empreendedor e Industrial EEI
Mestrado Bolonha em Química Tecnológica - 3_MQT 2022/23
Contextos
Grupo: 3_MQT 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares > Optativas > 727_1º Ano do Mestrado em QT (CEGO)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC tem como objetivo proporcionar uma introdução aos conceitos-chave relacionados com o ecossistema empreendedor e industrial, como inovação, gestão de startups, modelos de negócios, sustentabilidade, entre outros, assim como dar uma visão quanto às preocupações relativas à propriedade intelectual (PI) na inovação química e bioquímica. No final desta UC os alunos devem ser capazes de: - Compreender o conceito de ecossistemas empresariais e sua importância para a inovação. - Entender o papel das políticas públicas e privadas no fomento ao ecossistema empreendedor. - Compreender os princípios básicos da proteção dos direitos de PI e decidir a melhor estratégia de PI. - Estabelecer relações Ciência-Tecnologia-Produto-Mercado. - Conhecer as principais teorias e práticas sobre gestão de inovação e empreendedorismo industrial.
Programa
Esta UC introduzirá os alunos ao ecossistema empreendedor e industrial, bem como aos conceitos básicos de gestão e empreendedorismo. Descreve e ilustra a perspetiva orientada para o processo no empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico: a conversão do conhecimento científico em tecnologia; identificação e a conceção de produtos a partir de tecnologia; identificação de necessidades de mercado. Além disso, proporcionará aos estudantes uma compreensão abrangente da inovação como motor dos avanços tecnológicos. Os tópicos abordados incluem: 1) Conceitos básicos sobre inovação; 2) Gestão de tecnologia; 3) Indicadores de inovação; 4) Criatividade e inovação; 5) Inovação aberta e cocriação. Serão também abordados os aspetos mais relevantes dos fundamentos da propriedade intelectual: 1) Relação entre publicação de artigos científicos, comunicações em eventos e registo de patentes; 2) Comunicação sem divulgação de informação confidencial; 3) Pesquisa de patentes.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação incluirá a participação nas aulas (20%) e um trabalho escrito sobre uma relação ciênciatecnologia-produto-mercado e o pitch de 2 minutos correspondente (80%), aplicando os conceitos aprendidos a este exemplo específico, sempre que possível ligado à experiência do próprio aluno.