Disciplina Curricular

Sensores e Biossensores SB

Mestrado Bolonha em Química Tecnológica - 2_MQT 2012/13 a 2021/22

Contextos

Grupo: 2_MQT 2012/13 a 2021/22 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares > Optativas > 798_1º Ano do Mestrado em QT (CTQ) > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender os fundamentos e as aplicações subjacentes aos sensores e biossenssores. Adquirir conhecimentos sobre os vários tipos de materiais, estatégias de modificação de superfícies e métodos de transdução (em particular electroquímicos) utilizados na construção de sensores químicos e biológicos. Aquirir competências para selecionar os materiais e os elementos de reconhecimento mais eficazes para a deteção de um dado analito, por forma a solucionar problemas de natureza clínica e ambiental. Os alunos terão conhecimento da investigação mais avançada realizada neste domínio e irão ainda desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa e de explorar alternativas inovadoras para os desafios atuais nesta área.

Programa

Definição de sensor químico e biológico e aplicações nas áreas ambiental, alimentar e clínica. Descrição dos elementos chave de um sensor e de um biossensor e configurações possíveis. Materiais e estratégias de (bio)funcionalização de superfícies utilizadas na construção de sensores e biossensores. Cassificações dos biossensores, quanto ao método de transdução, em particular eletroquímicos e óticos e ao elemento de bioreconhecimento (ex. DNA, enzimas, anticorpos, células). Descrição dos vários tipos de sensores e biossensores electroquímicos: potentiométricos (ex. elétrodos seletivos de iões, incluindo sensores de gases), amperométricos, voltamétricos e condutimétricos/impedimétricos, e óticos (e.g. fluorescência, ressonância de plasmão de superfície, elipsometria). Principais características analíticas de um sensor. Instrumentação e dispositivos comerciais. Avanços mais recentes na área dos sensores e biossensores.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são interativas, onde além do carácter expositivo, se promove a discussão de ideias e conteúdos. Aulas teórico-práticas com resolução de exercícios e discussão e apresentação (grupos de 2-3 alunos) de artigos científicos actuais sobre as matérias dadas. Visitas ao laboratório onde os estudantes podem realizar pequenas experiências e acompanhar demonstrações de um sensor químico e biológico em funcionamento. Seminários de especialistas na área. Elaboração de um pequeno projeto (teórico), em grupos de 2-3 alunos, para a construção de um sensor ou biossensor inovador com aplicação clínica e/ou ambiental. A avaliação é contínua e consiste na média de dois testes parciais (65% da classificação) e na avaliação conjunta de uma apresentação oral de um artigo científico e da apresentação escrita e discussão de um mini-projeto (35% da nota final). A classificação mínima em cada componente é 8/20. Caso não seja cumprida, o estudante poderá realizar um exame.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre