2024/2025

Objetivos

Os objetivos científicos do Mestrado em Química Tecnológica incluem o aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos nos domínios da Química da Produção Industrial, da formação atualizada dos sistemas de qualidade, gestão e segurança industrial, materiais, energia e ambiente e da aplicação da Química e da Tecnologia à resolução de problemas atuais e futuros das indústrias química e associadas.

Visite a página web do Mestrado em Química Tecnológica.

Competências: Curso multidisciplinar que permite adquirir conhecimentos entre as ciências fundamentais e as tecnologias da indústria. Com várias disciplinas de opção na ULisboa permite a um aluno proveniente de várias áreas encontrar nesta formação avançada uma oportunidade para aprofundar as suas habilitações e fortalecer várias competências científicas e tecnológicas.

Estágio: De nível profissionalizante em ambiente empresarial/indústria química e afins/laboratório de I&D.

Áreas científicas de formação

Ciências e Tecnologias Químicas (créditos possíveis:102 ECTS)
Ciências Empresariais, da Gestão e da Organização (créditos possíveis: 24 ECTS)
Ciência e Engenharia Informática (créditos possíveis:12 ECTS)
Outras Áreas Científicas (créditos possíveis:12 ECTS)


Plano de estudos

90 créditos de UC obrigatórios e 30 créditos de UC opcionais, dos quais 12 ECTS podem ser escolhidas em diferentes cursos de 2º ciclo da FCUL e/ou da ULisboa, mediante acordo das Coordenações dos Ciclos de Estudo envolvidos.

Saídas Profissionais

Com uma taxa de empregabilidade superior a 90% nos primeiros 6 meses, os mestres em Química Tecnológica exercem funções em indústrias químicas e associadas do setor petroquímico, farmacêutico, da química forense, agroquímico, alimentar, de tratamento de resíduos, dos polímeros, da eletrónica, da pasta de papel, têxtil, da cortiça, entre outros. Empresas de prestação de serviços e consultoria, controle de qualidade e metrologia, instituições de ensino superior e de investigação, laboratórios do Estado, contratam frequentemente estes profissionais. Optativamente, os Mestres em Química Tecnológica poderão também ingressar no 3.º Ciclo de estudos - Doutoramento.




Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Ana Paula Baptista de Carvalho