Disciplina Curricular
Probabilidades e Estatística PE
Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 8_LQT 2022/23
Contextos
Grupo: 8_LQT 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer conhecimentos básicos de Probabilidade e de Estatística que permitam analisar dados relativos a uma ou duas variáveis e fazer inferência sobre as populações subjacentes. É importante que se adquira agilidade na identificação e manuseamento dos modelos probabilísticos ensinados. Espera-se que os alunos adquiram ferramentas que permitam fazer inferência estatística, para análise de uma população e comparação de duas populações. Pretende-se também que os alunos se apercebam de que a teoria estatística não é apenas uma colecção de tópicos mais ou menos relacionados, mas sim uma teoria de informação tendo sempre por objectivo final a inferência. Terão consciência da relevância da teoria na resolução de problemas práticos da vida real, bem como da necessidade da estatística em qualquer trabalho de investigação científica, nomeadamente nas áreas de interesse: Ambiente, Energia, Química, Bioquímica, Meteorologia, Oceanografia, Geofísica.
Programa
A Estatística e o seu papel na ciência; população, amostra. Probabilidade: definições, axiomática e propriedades, probabilidade condicional, Teorema de Bayes; modelos discretos: Uniforme, Binomial, Poisson e outros; modelos contínuos: Uniforme, Exponencial, Normal, t-Student, Qui-quadrado; par aleatório discreto; Teorema do Limite Central. Estatística Descritiva: representações gráficas, características amostrais. Inferência Estatística: Estimação por intervalos de confiança (valor médio, variância e diferença de valores médios de populações normais); Testes: sobre o valor médio em populações normais e com base em grandes amostras; sobre a variância em populações normais; para comparação de duas populações - duas amostras independentes e duas amostras emparelhadas. Regressão Linear Simples.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é efetuada através de avaliação periódica ou avaliação por exame. Avaliação periódica: Realização de 2 testes, um a meio e outro no final do semestre. Avaliação por exame: Consta na realização de um exame final.