Disciplina Curricular

Biomoléculas Biomol

Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 8_LQT 2022/23

Contextos

Grupo: 8_LQT 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Obrigatórias

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC, os estudantes devem ter uma compreensão integrada da estrutura e funções desempenhadas pelas principais classes de biomoléculas num contexto físico-químico e biológico. Especificamente, os alunos deverão ser capazes de: (i) identificar e descrever as unidades monoméricas das principais classes de biomoléculas (proteínas, glúcidos, lípidos e ácidos nucleicos); (ii) descrever o tipo de ligações covalentes e não covalentes responsáveis pela aquisição dos vários níveis de estrutura de cada tipo de macromoléculas biológica estudada; (iii) estabelecer relações entre a estrutura e a função desempenhada por cada classe de biomoléculas, tanto ao nível molecular como celular; (iv) entender os princípios gerais da catálise e cinética enzimática; (v) compreender os mecanismos gerais de replicação e transcrição do DNA, bem como da biossíntese proteica; (vi) integrar conhecimentos sobre os princípios básicos do funcionamento do metabolismo e sinalização celular.

Programa

I. As fundações da Bioquímica Elementos e ligações químicas nas biomoléculas. A importância da água nos sistemas biológicos. A célula como unidade central dos seres vivos. II. Aminoácidos, péptidos e proteínas Aminoácidos. A ligação peptídica. Estrutura 3D das proteínas. Técnicas de purificação de proteínas. Folding de proteínas. Mioglobina e hemoglobina. III. Enzimas Princípios gerais da catálise, cinética e regulação da atividade enzimática. IV. Glúcidos Oses. Ligação glicosídica. Funções de estrutura e de reserva. Glúcidos como moléculas de informação. V. Transferência de informação Nucleótidos e ácidos nucleicos. Estrutura do DNA e RNAs. Replicação do DNA. Transcrição. Biossíntese proteica. VI. Introdução ao metabolismo celular Anabolismo e catabolismo. Funcionamento geral das vias metabólicas. VII Membranas biológicas e sinalização celular Lípidos. Composição e arquitetura das biomembranas. Proteínas de membrana. Princípios gerais da comunicação celular. Transdução de sinais.

Métodos de ensino e avaliação

(1) Aulas teóricas (2x1h/semana), de natureza expositiva, em que se procura estimular o acompanhamento dos estudantes através da apresentação de múltiplos exemplos ilustrativos da matéria lecionada, sempre que possível enquadrados nos desafios societais do século XXI; (2) Aulas teórico-práticas (1h/semana), que têm o duplo objetivo de (i) ilustrar e aprofundar os conceitos bioquímicos apresentados nas aulas teóricas, e (ii) reforçar os princípios fundamentais de várias técnicas bioquímicas empregues na elucidação das relações estrutura-função subjacentes ao papel desempenhado pelas biomoléculas. Avaliação: Dois testes escritos individuais (ponderação de 50% para cada teste) ou exame final escrito individual (100%). Os alunos deverão ter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores para terem aprovação na UC.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre