Disciplina Curricular
Laboratórios de Síntese e Desenvolvimento de Produtos LSDP
Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 8_LQT 2022/23
Contextos
Grupo: 8_LQT 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver a experiência laboratorial em química preparativa através da síntese, estudos de reactividade e caracterização estrutural de diversos tipos de compostos (orgânicos, inorgânicos e organometálicos) por técnicas espectroscópicas (IV, UV-Visível e RMN), com destaque para o manuseamento seguro e adequado de agentes químicos e aparelhos. Salientar os desafios do mundo actual (sustentabilidade, matérias primas e ambiente), a importância de reduzir desperdícios e o papel da reciclagem. Estimular a capacidade de observação e o pensamento crítico, incentivando os alunos a resolver problemas e interpretar resultados experimentais com base nos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos noutras disciplinas (química orgânica, inorgânica, analítica e espectroscopia) e por consulta de outras fontes de informação adequadas, bem como a comunicar os resultados e conclusões dos estudos experimentais quer oralmente, quer por escrito, de forma clara.
Programa
Preparação de diferentes tipos de compostos orgânicos para aplicações diversas: farmacêuticas (ex: paracetamol), para utilização como corantes (ex: indigo, para-red) ou como ligandos para a síntese de complexos de metais de transição (ex: porfirinas, bases de Schiff). Síntese de compostos de coordenação (poderá envolver o recurso a técnicas de atmosfera inerte, quando se justifique). Purificação dos compostos sintetizados por recristalização e/ou técnicas cromatográficas. Utilização de métodos espectroscópicos (FTIR, UV-Visível e NMR) para a caracterização dos compostos. Discussão dos mecanismos reaccionais envolvidos nos diversos tipos de reacções estudadas. Experiências com vista a reciclagem / reconversão de resíduos em produtos para reutilização (ex: extracção do amido de casca de batata e sua utilização como matéria prima para a produção de um filme de polímero; recuperação de solventes usados, extracção de óleos essenciais de resíduos de plantas, etc.).
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação tem em conta o desempenho no laboratório (preparação prévia dos trabalhos, participação e atitude no laboratório), a comunicação de resultados e conclusões (relatório, poster, apresentação oral), a discussão dos trabalhos e um exame final individual. O exame contribui com 30% e as restantes componentes contribuem com 70% para a nota final.