Disciplina Curricular

Qualidade, Ambiente e Segurança QAS

Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 8_LQT 2022/23

Contextos

Grupo: 8_LQT 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum ou Minor > Licenciatura em Química Tecnológica com Minor > Minor em Biologia

Período:

Grupo: 8_LQT 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum ou Minor > Licenciatura em Química Tecnológica

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina tem como objectivo principal dotar os alunos com os conhecimentos básicos nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança. Pretende-se dotar os futuros licenciados com os conhecimentos e a motivação necessária para implementar estas normas nas empresas ou instituições. Deverão obter conhecimentos básicos na área da Qualidade (Metrologia, Acreditação, Certificação e Normalização), suas bases científicas, empresariais, organizativas e de gestão, na área do Ambiente (classificação, reciclagem e encaminhamento de resíduos) e na área da Segurança em laboratório (legislação e normas, abordagem sistémica da ergonomia e das auditorias de segurança).Criar competências integradas em situações que exigem o total conhecimento dos programas REACH e GHS, cumprindo as exigências/recomendações da Agência Europeia das Substâncias Químicas. Saber estabelecer um compromisso entre as vertentes Qualidade e Ambiente no cumprimento da componente Segurança e Higiene no Trabalho.

Programa

Qualidade. Origens e evolução histórica. Qualidade, controlo de qualidade e sistema de gestão de qualidade. Normalização (normas ISO, CEN e NP). Qualificação (Acreditação, Certificação e outros tipos de Qualificação). Metrologia (Fundamental, Legal e Aplicada). Normas ISO 9000. Norma NPEN ISO/IEC 17025. Qualidade Total.  Ambiente. A poluição. Classif. e quantificação. Fontes poluentes. Substâncias químicas poluentes e factores bióticos. Formas de energia e ambiente. Problemas ambientais. Normas 14001 e EMAS. Legislação do ambiente (ar, água, resíduos, ruído). O tratado de Quioto e o Clean Development Mechanism.Segurança. Definições. Identificação, classificação e quantificação das substâncias químicas perigosas. Segurança no laboratório. Primeiros socorros. O triângulo da segurança. Legislação e auditorias de segurança. Normas OSHA. O programa REACH e a contaminação ambiental. A ECHA. Classificação e rotulagem de produtos químicos. O programa GHS. Fichas de segurança (SDS).

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas e teorico-práticas e sempre que possível seminários ou visitas de estudo. As aulas consistem essencialmente na apresentação e explicação do docente responsável sobre os diferentes temas do programa. Alguns temas poderão ser abordados em palestras proferidas por convidados, docentes e investigadores que desenvolvem trabalho nas áreas da Qualidade, do Ambiente e/ou Segurança. Visionamento de vídeos. Avaliação:  Exame final ou exame final + monografia . Nota miníma: 9,5 valores. Classificação final:  85%*exame+15%trabalho  ou 100% * exame. Oral: Poderão submeter-se a exame oral os alunos com nota maior ou igual a 8,5 no exame final.                            

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre