Disciplina Curricular

Materiais Mater

Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 8_LQT 2022/23

Contextos

Grupo: 8_LQT 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum ou Minor > Licenciatura em Química Tecnológica

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os principais objectivos deste curso são a introdução a processos de síntese e caracterização de materiais com interesse tecnológico na sociedade actual. Focar-se-ão materiais porosos, materiais poliméricos e sistemas coloidais.

Programa

Materiais porosos com aplicações tecnológicas em adsorção e catálise: zeólitos, carvões activados, MOFs e derivados de minerais argilosos. Metodologias de caracterização da superfície e da porosidade. Determinação de áreas específicas pelo método BET; de volumes microprosos pelos métodos de “t”e DR, da área externa e calores isostéricos de adsorção. Materiais Poliméricos: classificação, estrutura, massa molecular; processos de síntese de polímeros; caracterização de propriedades térmicas e mecânicas; polímeros para tecnologias avançadas. Sistemas Coloidais: Nomenclatura e Importância industrial; Estabilizantes e emulsionantes. Tensioactivos: Adsorção, Agregação: CPP; Emulsões e microemulsões: Regra de Bancroft; HLB e PIT, Efeitos da temperatura e salinidade nestes parâmetros. Diagramas ternários, classificação de Winsor.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas e de discussão e resolução de problemas Alternativa 1: Média ponderada de Avaliação contínua (20%) e 2 testes parcelares (80%). Alternativa 2: Média ponderada de Avaliação contínua (20%) e Exame final (80%). A avaliação contínua envolve questões surpresa, que podem ser realizadas por metodologias on-line e/ou trabalhos de casa.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre