Disciplina Curricular
Química Analítica QAna
Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 7_LQT 2019/20 a 2021/22
Contextos
Grupo: 7_LQT 2019/20 a 2021/22 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos alunos formação básica sobre os princípios da química analítica clássica e introduzir os fundamentos de uma gama variada de métodos instrumentais, nomeadamente, técnicas eletroanalíticas, espetroscópicas e cromatográficas correntemente usadas no laboratório. Desenvolver competências para efetuar ensaios laboratoriais com realização de trabalhos práticos recorrendo a protocolos. Adquirir conhecimentos sobre erros e avaliação estatística de dados.
Programa
Componente teórica - Introdução. Objetivos e classificação dos métodos analíticos. Principais passos em análise quantitativa. Análise gravimétrica. Balanças, boas práticas e fatores que afetam as pesagens. Métodos gravimétricos: aspetos básicos gerais. Gravimetria de precipitação, principais conceitos e exemplos de aplicação. Análise volumétrica. Material de vidro, boas práticas e fontes que afetam a medição de volumes. Métodos volumétricos: aspetos básicos gerais das titulações. Tipos de volumetria (precipitação, ác.-base, complexação e redox), principais conceitos e exemplos de aplicação. Titulação automática. Introdução aos métodos eletroanalíticos: potenciometria e condutimetria. Introdução aos métodos espetroscópicos moleculares: eletrónica (UV-vis) e vibracional (IR). Introdução aos métodos espetroscópicos atómicos: absorção atómica (AAS). Introdução aos métodos cromatográficos: cromatografia em fase gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência (GC e HPLC). Introdução aos erros, avaliação estatística de dados, estimativa da incerteza e calibração instrumental para a obtenção de resultados analítico de qualidade. Exemplos de aplicação. Componente experimental - Realização de trabalhos laboratoriais criteriosamente selecionados (métodos volumétricos: precipitação, ácido-base, complexação e redox; métodos instrumentais: espectrofotometria, potenciometria, condutimetria e cromatografia) com apresentação dos resultados obtidos. Elaboração de relatório desenvolvido de um dos trabalhos práticos acompanhado de tratamento estatístico. Prevista uma a duas aulas destinadas à resolução de exercícios teórico-práticos.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas e de laboratório. Interpretação e execução de protocolos dos trabalhos laboratoriais. Avaliação crítica dos resultados obtidos. Avaliação contínua das aulas de laboratório com discussão de relatórios, em particular do relatório desenvolvido. A avaliação final compreende um exame escrito (em alternativa dois testes parcelares) e avaliação prática. Após aprovação na parte laboratorial, a nota final será a média ponderada das notas do exame final, ou média dos testes (2/3), e a informação prática (1/3).