Disciplina Curricular

Embriologia e Histologia EHis

Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 8_LQT 2022/23

Contextos

Grupo: 8_LQT 2022/23 > 1º Ciclo > Tronco Comum ou Minor > Licenciatura em Química Tecnológica com Minor > Minor em Biologia > 551_Minor em Biologia

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se apresentar as primeiras fases do desenvolvimento embrionário de grupos de animais representativos, da célula-ovo ao final da gastrulação/neurulação e, numa segunda parte, os 4 tecidos animais básicos (epiteliais, conjuntivos, musculares e nervosos), assim como apresentar os princípios de embriologia e histologia em plantas, com os principais tecidos: meristemático, parênquima, derme e tecido vascular. Estas temáticas serão contextualizadas nos processos da citodiferenciação e da morfogénese, i.e. de como a partir de uma única célula inicial (ovo) decorre a sua diversificação nos diferentes tecidos e como estes se organizam num espaço tridimensional, para dar origem aos diferentes orgãos e sistemas. Também se abordarão os conceitos de toti-, pluri- e multipotência. Esta disciplina abordará os aspetos descritivos destes fenómenos, ficando os seus aspetos causais (genéticos), reservados para disciplinas complementares na área da Biologia do Desenvolvimento (Animal e Vegetal).

Programa

Embriologia: primeiras fases do desenvolvimento embrionário de organismos-modelo (equinodermes / anfíbio / aves / mamíferos); fertilização; embriologia de organismos vegetais: as plantas e suas caraterísticas únicas. Fundamentos de biologia de células estaminais: conceitos de toti, pluri e multipotência (também em células vegetais) Histologia: Origem embrionária e estrutura dos 4 tecidos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso; Os principais tecidos vegetais: tecido dérmico, fundamental, vascular e meristemático e sua importância para o crescimento continuado.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são organizadas de forma a dar uma sólida base teórica nesta área, mas também de uma forma integrativa em relação a conhecimentos que os alunos já trazem de outras disciplinas. Estes conhecimentos serão fundamentais para os alunos prosseguirem para disciplinas mais avançadas. Os conhecimentos teóricos serão complementados pela consulta de elementos adicionais, como filmes e sites pedagógicos na Internet, para que os alunos tenham uma visão mais dinâmica dos processos que estão a estudar, e para que a aprendizagem se torne mais estimulante. A avaliação de conhecimentos será feita com base num exame final, ou com eventual recurso a uma frequência intercalar.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre