Disciplina Curricular
Amostragem e Análise Vestigial AAVes
Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 6_Plano 2015/16 a 2018/19
Contextos
Grupo: 6_Plano 2015/16 a 2018/19 > 1º Ciclo > Tronco Comum OU Minor > - > Optativas > 3º Ano > 512_Lic. em Química Tecnológica (3º Ano) > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Introduzir estratégias de amostragem e preparação de amostras, assim como as metodologias e o equipamento utilizado para a análise de compostos ao nível vestigial. Este curso irá familiarizar os estudantes com as abordagens, técnicas e metodologias analíticas adequadas, o modo como estas devem ser usadas e a informação que podem fornecer, no contexto da amostragem e análise vestigial. Serão apresentados exemplos de aplicação com especial ênfase para o estudo de casos.
Programa
A componente teórica irá focar na Amostragem: Definição e operações de amostragem, classificação e tipos de amostras, plano de amostragem, procedimentos, requisitos legais e estatutários, preservação, tratamento e preparação de amostras, metodologias para extração, técnicas para amostras gasosas (AE, HSSE, SHS e DHS), técnicas para amostras líquidas (SHS, P&T, LLE, SPE, MEPS, SPME e SBSE), técnicas para amostras sólidas (TD, Soxhlet, SFE, UE, LSE, QuEChERS, ASE e MASE), automatização e robotização, outros procedimentos usados na preparação da amostra (Clean-up, derivatização e concentração), exemplos e esquemas analíticos. A Análise Vestigial irá incluir: Métodos instrumentais para análise vestigial, técnicas cromatográficas (GC e HPLC), espectrometria de massa (MS), técnicas 'hifenadas' (GC-MS, LC-MS e Tandem) e técnicas espectroscópicas. Estudo de casos e demonstrações práticas.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas e teórico-práticas envolvendo demonstrações e, sempre que possível, o contacto direto com laboratórios analíticos de investigação científica em pleno funcionamento, incentivando os alunos na seleção e preparação de um projeto individual de aplicação a casos concretos no tema do curso e discussão dos aspetos relevantes relacionados. Avaliação do projeto individual desenvolvido nas aulas teórico-práticas sobre um tema selecionado, que deverá conter uma componente de amostragem e uma de análise vestigial. Apresentação oral do trabalho e sua discussão, bem como apresentação escrita do mesmo. Exame escrito. A nota final é a média ponderada do trabalho (50 %) e da nota do exame (50 %).