Disciplina Curricular

Fundamentos de Química FQuimica

Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 6_Plano 2015/16 a 2018/19

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 a 2018/19 > 1º Ciclo > -

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos devem adquirir competências básicas sobre ligação química e forças intermoleculares, e sua aplicação à química dos elementos representativos, assim como conceitos fundamentais de química orgânica (grupos funcionais, reações simples, estereoquímica).  Devem também obter competências básicas no laboratório, utilizando técnicas variadas (titulações, destilações, extração por solventes, cromatografia) e estudando as reações dos elementos representativos. A  aprendizagem de utilização de bases de dados e de aplicações informáticas de visualização de estruturas moleculares deve reforçar as capacidades de pesquisa bibliográfica e de preparação de apresentações.  

Programa

Átomos, estrutura eletrónica e propriedades periódicas. Estrutura e ligação química (teoria do Enlace de Valência) para as moléculas dos elementos s e p. Teoria das Orbitais Moleculares aplicada às moléculas diatómicas homo e heteronucleares, triatómicas e tetraatómicas simples. O hidrogénio e os hidretos. Os elementos dos grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18. O carbono e a química orgânica (grupos funcionais, forças intermoleculares, tipos de reações, cisões homolíticas e heterolíticas, ácido-base). Noções básicas de estereoquímica (quiralidade, nomenclatura, configurações R e S, projeções de Fischer, análise conformacional). A componente prática versa essencialmente a aprendizagem das técnicas básicas em laboratório e de algumas reações típicas dos elementos representativos.

Métodos de ensino e avaliação

Os alunos são incentivados a resolver problemas e outras questões associadas à parte teórica durante o semestre, em complemento das aulas teóricas e das aulas teórico-práticas de resolução de problemas. Nas aulas de laboratório são realizados trabalhos práticos por todos os alunos, executados em grupo. Parte teórica: 2 testes intercalares e/ou exame final. A nota da componente teórica pode ter uma bonificação de até 1 valor pela assiduidade às aulas teórico-práticas e avaliação contínua. Laboratório: (i) preparação, participação e desempenho, (ii) folhas de resultados, (iii) um relatório desenvolvido (iv) teste escrito individual. A nota final é a média ponderada da nota teórica (65%) e da nota prática (35%). A aprovação implica classificação mínima de 9,5 tanto na vertente teórica como na componente prática.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre