Disciplina Curricular
Laboratórios de Síntese e Desenvolvimento de Produtos LSDP
Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 6_Plano 2015/16 a 2018/19
Contextos
Grupo: 6_Plano 2015/16 a 2018/19 > 1º Ciclo > -
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver a experiência laboratorial em química preparativa através da síntese, caracterização estrutural por técnicas espectroscópicas (IV, UV-Visível e RMN) e estudos de reactividade de diversos tipos de compostos (orgânicos, inorgânicos e organometálicos). Estimular a capacidade de observação e o pensamento crítico, incentivando os alunos a resolver problemas e interpretar resultados experimentais com base nos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos noutras disciplinas (química orgânica, inorgânica, analítica e espectroscopia) e por consulta de outras fontes de informação adequadas. Após conclusão da disciplina com sucesso, os alunos terão adquirido competências que lhes permitirão planear e realizar experiências laboratoriais no âmbito dos temas abordados, relacionar as observações e resultados experimentais com os princípios teóricos, de forma a chegar a conclusões lógicas, bem como comunicar os resultados e conclusões dos estudos experimentais por escrito, de forma clara.
Programa
Síntese e reactividade de compostos orgânicos com heteroátomos (N, O, S). Preparação de ligandos orgânicos (macrociclos com átomos doadores de N, bases de Schiff) para complexar a metais de transição. Síntese de compostos de metais de transição com vários tipos de ligandos; familiarização com técnicas de atmosfera inerte (linhas de vácuo/azoto e técnicas de schlenk) para o manuseamento de compostos sensíveis ao ar; purificação dos compostos sintetizados por recristalização e/ou técnicas cromatográficas; caracterização dos compostos por espectroscopias de IV, UV-Visível e RMN; estudos cinéticos; determinação da carga iónica de complexos por condutimetria e cromatografia de permuta iónica. Experiências básicas de química biológica sobre propriedades e caracterização de aminoácidos e proteínas.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino é tão participado quanto possível, sendo os alunos incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes áreas para resolver os problemas de ordem prática associados à execução dos trabalhos e a desenvolver o espírito crítico na interpretação e discussão dos resultados experimentais. As aulas decorrem semanalmente em períodos de seis horas consecutivas. Os alunos trabalham em grupos de dois ou três e os resultados obtidos são analisados e discutidos ao longo das várias etapas. A avaliação tem em conta o desempenho no laboratório (preparação prévia dos trabalhos, participação e atitude no laboratório), a elaboração de um relatório, a elaboração e apresentação de um poster no formato habitualmente apresentado em congressos científicos e dois mini-testes individuais. Os trabalhos de química biológica são avaliados pelas respostas aos questionários A nota final da disciplina tem em conta os vários componentes da avaliação.