Disciplina Curricular

Química Orgânica II QOrg-II

Licenciatura Bolonha em Química Tecnológica - 6_Plano 2015/16 a 2018/19

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 a 2018/19 > 1º Ciclo > -

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Na continuação do estudo sobre estrutura e reatividade dos compostos de carbono iniciado em Química Orgânica I, pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento geral da química dos grupos funcionais estudados (compostos carbonílicos e bicarbonílicos, aminas, compostos aromáticos e polímeros), de forma a compreenderem as suas transformações e aplicações à escala laboratorial e industrial. No final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: • Identificar, nomear e prever a reatividade dos grupos funcionais estudados • Interpretar mecanisticamente as reações químicas típicas de cada grupo funcional. • Delinear estratégias sintéticas envolvendo transformações de vários grupos funcionais • Realizar correta e autonomamente qualquer técnica experimental usada em Química Orgânica e estabelecer a ligação entre uma reação desenhada teoricamente e sua execução prática.

Programa

Componente Teórica: Reatividade do hidrogénio α para o grupo carbonilo. Síntese e reações de compostos bicarbonílicos (Condensação de Claisen, síntese acetoacética e malónica, alquilação direta of estéres, aquilação e acilação via 1,3 ditianos, adições de Michael e reação de Knovenagel). Compostos aromáticos (Reações de substituição electrofilica aromática: halogenação, reacções de Friedel-Crafts, sulfonação, nitração, efeito do substituinte na reactividade e orientação, reações da cadeia lateral de alquilbenzenos, estratégias sintéticas. Reações de substituição nucleofílica aromática via adição/eliminação e eliminação/adição).Química de aminas e seus derivados. Introdução à síntese de polímeros. Componente Prática: Trabalhos de lab. envolvendo diversas técnicas experimentais; caracterização espectroscópica dos compostos.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas e de laboratório. A classificação final da disciplina será calculada dando uma ponderação de 70 % para a componente teórica e 30 % para a componente prática. A avaliação da componente teórica poderá ser efetuada através de três testes parciais ou através de exame final; a nota será a média das notas dos testes ou a nota do exame final. Na componente prática serão avaliados o desempenho do aluno (10%), um relatório desenvolvido, realizado em grupo, sobre um trabalho prático (30%) e um teste final prático, individual, sobre os trabalhos e as técnicas realizadas nas aulas de laboratório (60%). A aprovação na disciplina implica classificações iguais ou superiores a 10 nas componentes teórica e prática.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre