Disciplina Curricular

Ciências e Sistemas de Informação Geográfica CSIG

Mestrado Bolonha em Sistemas de Informação Geográfica - Tecnologias e Aplicações - 1_MSIG-TeA 2010/11 a 2019/20

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Na unidade curricular (UC) de Ciências e Sistemas de Informação Geográfica (CSIG) pretende­-se que os alunos adquiram fundamentos básicos para: desenvolver e dominar as técnicas e as metodologias de aquisição e representação de informação espacial georreferenciada; dominar os processos e ferramentas utilizados para a modelação, armazenamento, gestão e acesso da informação georreferenciada; aplicar e desenvolver estratégias e metodologias para exploração da informação e extracção do conhecimento adequados à análise de fenómenos geoespaciais. A UC tem uma forte componente prática na qual os alunos são incentivados a demonstrar os seus conhecimentos usando ferramentas computacionais Comerciais e Gratuitas de Código Aberto de SIG onde preferencialmente devem executar os exercicios de laboratório. A realização de um projecto final para a resolução de um problema de natureza geográfica reforça as competências dos estudantes nesta área.

Programa

Nesta UC são abordados os seguintes topicos organizados por capitulos: Capítulo 1. Introdução à Ciência e Sistemas de Informação Geografica Capítulo 2. Conceitos de Cartografia Capítulo 3. Georreferenciação espacial Capítulo 4. Compreensão da natureza dos dados espaciais e a sua representação computacional: conceptual, lógica e física Capítulo 5. Métodos de aquisição de dados para SIG Capítulo 6. Estruturas de dados em SIG: Vectorial (com e sem topologia), REDES, TIN, Raster, Multipatch, voxel Capítulo 7. Conceitos de bases de dados espaciais, SQL e Spatial SQL Capítulo 8. Exploração e análise em SIG Capítulo 9. Modelação Cartografica em SIG Capítulo 10. Incerteza em SIG Capítulo 11. Visualização de dados e produção de layouts Capítulo 12. software SIG (comercial e free/open source) Capítulo 13. Implementação de um SIG nas organizações

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino baseia-se na transmissão do conhecimento das várias temáticas abordadas (ensino teórico) sempre associada à apresentação de casos práticos de aplicação (ensino prático) e à realização de um projecto final individual que abarque as várias fases de um projecto SIG no seu todo, com apresentação pública e discussão oral dos resultados desse projecto.  A avaliação da UC baseia-se nos seguintes elementos: 1. Exame final teórico - 50%2. Projecto final prático (individual) - 50%

Disciplinas Execução

2016/2017 - 1 Semestre