2017/2018

Objetivos

A Licenciatura em Tecnologias de Informação (LTI) pretende responder aos novos e diversificados desafios que resultam da constante expansão da área científica da Informática. Neste contexto, são necessários profissionais qualificados que além de competências nucleares da Engenharia Informática, tenham conhecimentos relativos a outros domínios com exigências específicas no que diz respeito à gestão e integração de tecnologias de informação.

Formação específica: O objetivo desta Licenciatura é formar profissionais com uma formação científica sólida nos fundamentos da Informática e formação tecnológica nas principais áreas estruturantes da Informática. Desta forma terão competências para liderar nas organizações as transformações tecnológicas necessárias ao melhoramento do seu desempenho, perspetivar e gerir a informação das organizações por forma a aumentar o seu capital intelectual, antecipar as evoluções tecnológicas, e contribuir responsavelmente para a melhoria da qualidade de vida, do trabalho e da sociedade.

Formação complementar: Além da formação específica na área científica da Informática, a LTI promove a formação multidisciplinar através da realização de um grupo coerente de disciplinas (minor) numa área complementar, como a Gestão, a Estatística e Investigação Operacional, as Tecnologias de Informação Geográfica, o Design Multimédia, ou a Biologia, abrindo perspetivas para a formação avançada, sob a forma de Mestrados, em áreas multidisciplinares emergentes como sejam a BioInformática, a Ciência dos Dados, os Sistemas de Informação Geográfica, para além dos Mestrados em Informática, em Ensino de Informática, ou em Segurança Informática.

Competências: Projeto, implementação e gestão de tecnologias de informação. Integração de sistemas de informação empresariais. Design de conteúdos e desenvolvimento de aplicações informáticas e sistemas web. Técnicas de informática, análise e programação. Aplicação de tecnologias de informação nas áreas da gestão, estatística, informação geográfica, multimédia, ou biologia.

Saídas Profissionais

Empresas e instituições públicas que possuam, operem ou acedam a sistemas de informação, sistemas informáticos e redes | Empresas do sector  financeiro, comunicação social e publicidade | Empresas de consultoria, desenvolvimento de conteúdos e de software.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Pedro Miguel Frazão Fernandes Ferreira
pmf@ciencias.ulisboa.pt