Disciplina Curricular
Laboratório de Estatística I - Introdução à Simulação LE-IIS
Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 3_LTI 2025/26
Contextos
Grupo: 3_LTI 2025/26 > 1º Ciclo > 3º Ano > Menores > 567 - Menor em Estatística e Investigação Operacional (LTI) > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Desenvolver conhecimentos essenciais sobre o software R. OA2. Aplicar os conhecimentos adquiridos em áreas como Ciência de Dados. OA3. Compreender e reconhecer a utilidade da Simulação na Estatística. OA4. Aprender a utilizar a simulação como experiência de amostragem computacional. OA5. Ser capaz de gerar amostras com diferentes distribuições de probabilidade. OA6. Aplicar técnicas de simulação, como o método de Monte Carlo, para resolver problemas reais. OA7. Desenvolver a capacidade de interpretar e aplicar os resultados de simulações em problemas práticos.
Programa
Os conteúdos programáticos pretendem concretizar todos os objetivos propostos para a unidade curricular. CP1. Introdução ao R e ao RStudio CP2. Estruturas de dados básicas no R (vetores, fatores, matrizes, listas, data frames) CP3. Estruturas de seleção e repetição (if, else, while, for) CP4. Funções, representações gráficas, RMarkdown CP5. Organização, preparação e tratamento de dados (bases de dados) CP6. A simulação como fonte de informação e de utilidade em Estatística CP7. A Simulação como experiência amostragem (em computador): - Geração de números pseudoaleatórios; - Simulação de variáveis aleatórias discretas e contínuas; - Método de Monte Carlo; - Método da transformada inversa e aceitação-rejeição para geração de variáveis aleatórias; - Aplicações de simulação em contextos reais.
Métodos de ensino e avaliação
Os estudantes podem optar por realizar a avaliação contínua através de dois testes ou, em alternativa, realizar o exame final na 1.ª época. A avaliação contínua está sujeita a condições específicas, nomeadamente uma nota mínima por teste e uma média final mínima para aprovação. - Cada teste (T1 e T2) vale 10 valores e o estudante deve ter nota igual ou superior a 4 valores. - A soma final dos dois testes deve ser igual ou superior a 9.5 valores (sem arredondamento). A avaliação final: 1. Exame escrito (20 valores) A aprovação requer 9.5 valores ou mais valores na avaliação contínua ou avaliação final. A equipa docente poderá convocar qualquer aluno para uma prova oral no seguimento da realização de qualquer um dos elementos de avaliação.