Disciplina Curricular

Artes Digitais AD

Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 3_LTI 2025/26

Contextos

Grupo: 3_LTI 2025/26 > 1º Ciclo > 3º Ano > Menores > 558 - Menor em Design Multimédia > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver competências técnicas e criativas nas artes digitais, particularizadas nos campos da fotografia, som e imagem em movimento digitais. Capacitar os estudantes a utilizar ferramentas digitais avançadas para produção artística. Fomentar a compreensão crítica das relações entre arte, tecnologia e sociedade, através de exemplos chave das vanguardas do séc. XX. Explorar a interseção entre diferentes formas de expressão artística digital. Estimular a autonomia e originalidade na criação artística digital. O método de ensino centra-se na prática, incentivando a experimentação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A combinação de aulas teóricas e projetos individuais garantirá a aquisição de competências técnicas, críticas e criativas. A progressão por três campos da tecnologia digital proporcionará aos alunos uma experiência imersiva e multidisciplinar. A avaliação será formativa, destacando o progresso contínuo e a aplicação prática das competências desenvolvidas.

Programa

Introdução às Artes Digitais Pequena história e contextualização das artes digitais do século XX até à contemporaneidade. A importância da montagem nas vanguardas do século XX e a sua atualização digital. Fotografia Digital: A fotomontagem: dadaísmo e construtivismo – novas conceções sociais e espaciais. Características das imagens digitais. Otimização de ficheiros para impressão e para ecrã. Técnicas de captação e edição de imagem digital. Composição e narrativa visual - musicalidade da fotomontagem Fotomontagem. Som Digital: John Cage e a arte sonora – o som como matéria. Espacialidade do som Gravação e edição de áudio. Design e montagem sonora. Imagem em Movimento: O cinema experimental. Cinema estruturalista – a matéria fílmica: o frame. Captura de imagem. Edição de vídeo e efeitos visuais. Técnicas de montagem. Integração de meios: imagem estática, som e imagem em movimento.

Métodos de ensino e avaliação

A concretização do programa faz-se através de (1) conteúdos teóricos apresentados nas aulas com referências para reflexão e exploração, (2) três exercícios concretizados individualmente com ferramentas digitais de carácter introdutório e exploratório, e (3) da sua apresentação na aula e publicação online. Os alunos irão (I) conceber ideias e representar conceitos explorando tecnologias em contexto multimédia, (II) agilizar processos através do recurso a ferramentas digitais para criação e tratamento de imagem e som, e (III) apresentar conceitos e divulgar resultados. A avaliação incide sobre os seguintes componentes (Cf. RACCE): — Avaliação contínua (AC) - Constituída pela assiduidade e participação nas aulas; — Avaliação periódica (AP) - Constituída pelos trabalhos realizados ao longo do semestre que integram os conteúdos abordados; — Avaliação final (AF) - Consiste na apreciação e discussão oral dos trabalhos realizados ao longo do semestre. Caso o aluno seja dispensado da avaliação final, a classificação final (CF) será expressa pela seguinte fórmula: CF = 0,20 x AC + 0,80 x AP Caso o aluno não tenha obtido um mínimo de 10 valores na sua avaliação periódica deverá apresentar-se à avaliação final (AF). Nesse caso a classificação final (CF) será expressa pela seguinte fórmula: CF = 0,20 x AC + 0,60 x AP + 0,20 x AF

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1 Semestre