Disciplina Curricular
Teoria da Forma Visual TFV
Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 3_LTI 2025/26
Contextos
Grupo: 3_LTI 2025/26 > 1º Ciclo > 3º Ano > Menores > 558 - Menor em Design Multimédia > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Centrada no estudo do observador, Teoria da Forma Visual constitui uma introdução à perceção visual, nas suas vertentes física, cognitiva e cultural. Inserida num quadro transversal a diferentes áreas científicas, tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos sobre as funções, as estruturas e os processos da visão e as suas interações com o ato criativo. Objetivos específicos: 1. Diferenciar os sentidos básicos de visível e de visual; 2. Dominar conceitos visuais fundamentais, como luz e cor, e sua relação com a prática artística; 3. Compreender os aspetos principais do sistema percetivo humano e o seu papel na construção de uma ideia visual com sentido; 4. Investigar, identificar e esclarecer as relações possíveis entre os processos gerais da perceção visual e os processos específicos de perceção de imagens artísticas.
Programa
PARTE I. DO VISÍVEL 1.1. A luz e a informação visual: o espectro do mundo 1.2. A luz e a informação visual: as dimensões da cor 1.3. O olho e a informação visual: funções 1.4. O olho e a informação visual: estruturas 1.5. O olho e a informação visual: processos PARTE II. DO VISUAL 2.1. O cérebro e a perceção visual: a história do Sr. I. 2.2. O cérebro e a perceção visual: a história do Sr. V. 2.3. O cérebro e a perceção visual: a história do Sr. P. 2.4. O cérebro e a perceção visual: a hipótese paradoxal 2.5. Atenção: os processos do olhar 2.6. Ilusão: os processos da mente
Métodos de ensino e avaliação
O regime de avaliação é de três tipos: avaliação contínua (AC), com um peso de 10% na classificação final; avaliação periódica (AP), com um peso de 90% na nota final; e avaliação final (AF), a prova a realizar pelos estudantes a ela admitidos e que tenham obtido por via das avaliações continua e periódica uma classificação entre 7 e 9 valores. Não são admitidos à avaliação final os estudantes com indicação NA e com classificação resultante das avaliações contínua e periódica inferior ao valor mínimo que permita a obtenção de 10 valores na classificação final.