Disciplina Curricular
Metodologia Projetual Multimédia MPM
Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 3_LTI 2025/26
Contextos
Grupo: 3_LTI 2025/26 > 1º Ciclo > 3º Ano > Menores > 558 - Menor em Design Multimédia > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos Globais Conhecer e explorar, de modo abrangente e com atitude crítica, métodos e práticas projetuais para a concretização de projetos multimédia. Desenvolver a capacidade de articular, documentar e refletir criticamente sobre o nível metodológico da investigação própria e alheia nas artes. Pretende-se que os alunos obtenham competências para dar resposta aos enquadramentos conceptuais propostos e para selecionar as tecnologias implicadas na implementação dos mais diversos contextos de projeto multimédia. Objetivos Específicos Compreender a investigação artística como prática metodológica. Conhecer e aplicar metodologias projetuais existentes no âmbito multimédia. Conceber e desenvolver, de forma autónoma, um projeto artístico multimédia. Selecionar e organizar os conteúdos essenciais à apresentação de um projeto multimédia.
Programa
Nesta UC são proporcionadas referências e práticas para que os alunos venham a apreender e concretizar as diversas etapas de projetos multimédia e são exploradas metodologias projetuais, designadamente no que diz respeito à aplicação dos seus processos: definição de um tema, investigação e consolidação de um quadro de referências artísticas, fundamentação científica e tecnologias para agilização de métodos, estabilização de terminologia, circunscrição de hipóteses, ensaio, análise dos resultados, estrutura e construção do objeto. São referenciados dispositivos de apresentação e divulgação, exposição e documentação (analógicos e digitais: offline e online, lineares e não lineares) de um projeto artístico multimédia.
Métodos de ensino e avaliação
O projeto é elaborado em três fases: conceito, desenvolvimento, apresentação. A avaliação desdobra-se em contínua (assente na assiduidade, regularidade do contacto com o docente, e participação), periódica (incide sobre as três fases de trabalho e exercícios complementares) e final, que consiste na apreciação de todo o trabalho desenvolvido. A classificação da avaliação periódica resulta da média ponderada das classificações obtidas nas diferentes fases de desenvolvimento do projeto e nos exercícios complementares.