Disciplina Curricular

Sistemas Interativos SI

Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 3_LTI 2025/26

Contextos

Grupo: 3_LTI 2025/26 > 1º Ciclo > 3º Ano > Menores > 558 - Menor em Design Multimédia > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta unidade curricular (UC) estudantes vão adquirir conhecimentos em: i. Entender e interpretar práticas de recombinação no âmbito das artes transmedia; ii. Movimentos de vanguarda do século XX e sua articulação com o momento presente; iii. Estética da interação e participação; Nesta UC estudantes vão adquirir aptidões em: i. Identificar e analisar as diversas possibilidades de posicionamento das artes transmedia num quadro vasto de opções; ii. Discutir projetos de artes transmedia de forma abrangente (artes visuais, teatro, dança e cinema e artes tecnológicas e interativas); iii. Desenvolver conceitos para projetos que tirem partido da estética transmedia; Nesta UC estudantes vão adquirir competências gerais em: i. Articulação da história dos movimentos de vanguarda do século XX com projetos mais recentes na área das artes transmedia e dos jogos analógicos e digitais; ii. Desenvolvimento de capacidades de comunicação e aplicação de metodologias de investigação em artes.

Programa

Nesta UC estudantes vão adquirir os conhecimentos, aptidões e competências essenciais à investigação e criação baseadas em artes transmedia: i. Do espectador passivo ao participante ativo e sua relação com a obra artística. ii. Artefactos media vs new media e Internet of Things; iii. Movimentos do Século XX: Dadaísmo, Futurismo, Fluxus, Situacionismo, entre outros, e sua articulação com projetos da atualidade; iv. Possíveis enquadramentos das artes transmedia: Artes Visuais, Estudos Culturais, Cinema, Teatro e Dança, Artes Tecnológicas, Performance Digital, Performance Eletrónica, entre outros; v. Estética da Participação: “Do it yourself”; “Do it together” e “Do it with others”; vi. Objetos transmedia e cross media. playable media, teatro do oprimido, arsgames, entre outros; vii. Artes transmedia e investigação: intersecções entre vídeo, música e artes performativas e interativas; viii. Interpretação e participação / representação e simulação (representação processual).

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação Método Demonstrativo: Aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o semestre na criação e produção de um trabalho artístico/ensaio visual que tire partido de competências transdisciplinares e que apresente metodologias de investigação artística. Método Participativo: Construção de um trabalho artístico/ensaio visual individual ou em grupo que articule a reflexão escrita com a criação e produção em artes transmédia com ênfase em práticas performativas e interativas. Avaliação dos parâmetros: i. Apresentação em sala de aula (20 minutos) de propostas de trabalho para análise crítica (20%); ii. Apresentação final em sala de aula e entrega de um trabalho artístico/ensaio visual sobre o tema proposto (50%). iii. Assiduidade e participação (30%). Critérios de avaliação para cada projeto/ensaio: Domínio dos conteúdos teórico-práticos e criatividade.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 2 Semestre