Disciplina Curricular

Teoria da Imagem II TI-II

Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 3_LTI 2025/26

Contextos

Grupo: 3_LTI 2025/26 > 1º Ciclo > 3º Ano > Menores > 558 - Menor em Design Multimédia > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivo geral: aquisição de competências estruturantes no domínio lato de Teoria da Imagem, campo transdisciplinar de investigação teórica de arte multimédia. Objetivos específicos: 1. Aprofundar a capacidade de reflexão, análise e compreensão autónoma e interdisciplinar no âmbito do que hoje se designa por teoria da imagem ou estudos visuais; 2. Garantir uma formação científica em Teoria da Imagem e operar aproximações multidisciplinares à problemática da imagem multimédia na cultura visual contemporânea; 3. Fornecer métodos e técnicas de investigação que auxiliem o estudante na construção de um trajeto personalizado. 4. Realizar e apresentar trabalhos individuais relacionando de forma sustentada diferentes imagens, em diferentes suportes e criadas em diferentes períodos temporais.

Programa

INTRODUÇÃO. Teoria da Imagem e Estudos Visuais, breve história de um campo de investigação recente Warburg e o Atlas Mnemosyne: da memória das imagens à memória coletiva PARTE I. O MITO DE NARCISO: O VISÍVEL E O VISUAL 1.1. O mito de Narciso e o poder do observador 1.2. Visões e projeções: o olho e a máquina de Brunelleschi 1.3. Projeções e reflexos: o observador dentro da imagem PARTE II. O MITO DE MEDUSA: A VISÃO E A CEGUEIRA 2.1. O mito de Medusa e o poder da visão 2.2. Narciso versus Medusa: beleza, fealdade e grotesco 2.3. Visão e Violência: o outro sexo PARTE III. O MITO DE PIGMALIÃO: O REAL E O VIRTUAL 3.1. O mito de Pigmalião e o poder da imagem 3.2. Reprodução e utopia: a fotografia, o movimento e o tempo 3.3. Duplicação e distopia: Frankenstein, Dr. Jekyll and Mr. Hyde, Metropolis e Blade Runner

Métodos de ensino e avaliação

O regime de avaliação é de três tipos: avaliação contínua, com um peso de 10% na classificação final, avaliação periódica, com um peso de 90% na nota final, e avaliação final, a prova a realizar pelos estudantes a ela admitidos e que tenham obtido por via das avaliações continua e periódica uma classificação entre 7 e 9 valores. Não são admitidos à avaliação final os estudantes com indicação NA e com classificação resultante das avaliações contínua e periódica inferior ao valor mínimo que permita a obtenção de 10 valores na classificação final.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 2 Semestre