Disciplina Curricular
Conceção de Produto CPro
Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 2_LTI 2020/21
Contextos
Grupo: 2_LTI 2020/21 > 1º Ciclo > LTI - Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se transmitir conhecimentos sobre metodologias, abordagens e processos de concepção de sistemas de informação. Desenvolve-se uma visão integrada das dimensões tecnológica, sócio-técnica e organizacional dos sistemas, processos, serviços e aplicações. A disciplina abrange as fases de iniciação, descoberta, exploração, construção e assimilação de sistemas. Considera-se o desenvolvimento e utilização de uma diversidade de artefactos característicos da concepção de sistemas, como por exemplo: canvas da ideia, framework do problema; modelo de requisitos; mapas de empatia e afinidades; modelos de processos, tabela de riscos; modelo de serviços; modelo de informação empresarial.
Programa
Componente Teórica: Design thinking, reflexão em acção, framework do problema, needfinding, empathizing, wicked problems, mapas de empatia, mapas de afinidades, framework da solução, avaliação, revisão pelos pares, storytelling, modelo de serviços, prototipagem, ciência do design, artefactos de design, storyboarding, projecto de design, processos de design. Componente Teórico-Prática: Realização de um projecto de design de sistemas de informação. Aplicação de métodos, técnicas e ferramentas características do design de sistemas de informação. Desenvolvimento e avaliação de diversos artefactos de design de sistemas de informação ao longo do projecto. Realização de actividades em grupo, incluindo brainstorming, recolha de dados de fontes primárias, peer reviews e demos.
Métodos de ensino e avaliação
Projeto realizado ao longo do semestre. O projecto está dividido em várias etapas e actividades que geram entregas sucessivas de um variedade de artefactos característicos da concepção de sistemas. As actividades são realizadas em grupo e estão sujeitas a avaliação contínua. A discussão final do projeto pode ser requerida pelo coordenador da disciplina.