Disciplina Curricular

Segurança Informática SInf

Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 2_LTI 2020/21

Contextos

Grupo: 2_LTI 2020/21 > 1º Ciclo > LTI - Tronco comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular "Segurança Informática" aborda a temática da segurança no contexto dos sistemas computacionais abertos, apresentando os problemas relacionados com ataques maliciosos. Durante o semestre são apresentados aos alunos os princípios e técnicas que devem sustentar uma estratégia de segurança eficaz de modo a assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade de recursos informáticos (hardware, software, dados e redes).

Programa

Componente Teórica: Conceitos da área da segurança; primitivas criptográficas; mecanismos de autenticação do utilizador e entre máquinas; certificados e infra-estrutura de chave pública; controlo de acesso; soluções de firewall e sistemas de deteção de intrusões; software malicioso; construção de canais de comunicação seguros; protocolos seguros. Componente Teórico-prática: Os mecanismos de segurança da máquina virtual do Java; API do Java para segurança (incluindo cifra, síntese, MAC, assinatura, certificado e TLS); A firewall IPTABLES e o sistema de deteção de intrusões SNORT; Desenho, programação e configuração de segurança de uma aplicação Java distribuída.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas estão organizadas em aulas teóricas e aulas teórico-práticas, incluindo sessões guiadas. Avaliação: Três projetos de programação e configuração de sistemas distribuídos seguros e exame final. A avaliação dos projetos genericamente baseia-se na apreciação dos relatórios entregues, na apresentação em laboratório dos programas desenvolvidos e numa discussão oral individual.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre