Disciplina Curricular
Ecologia Numérica ENum
Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 2_LTI 2020/21
Contextos
Grupo: 2_LTI 2020/21 > 1º Ciclo > Minors > Minor em Biologia > Optativas > 3º ano > 561 - Minor em Biologia (LTI)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de Ecologia Numérica tem como principal objectivo o desenvolvimento do conhecimento sobre a análise de dados em ecologia. Pretende-se dar a conhecer técnicas estatísticas variadas, adequadas para diferentes situações comuns nos estudos ecológicos. Outro dos objectivos específicos incidirá sobre o desenvolvimento de competências quantitativas em contexto ecológico, potenciando a capacidade de aprendizagem autónoma ou com acompanhamento tutorial.
Programa
Introdução à Ecologia Numérica. O método científico. Tipos de estudos e de dados em ecologia. Revisões sobre probabilidades. Amostragem e delineamento experimental. Análise exploratória de dados. Testes de hipóteses. Testes de 1 e 2 amostras. Análise de variância simples e testes equivalentes não-paramétricos. Análise de variância multifactorial e com designs complexos. Correlação e Regressão linear. Modelos lineares generalizados. Modelos aditivos generalizados. Análise de dados de frequências em tabelas de contingência. Introdução à análise multivariada. Agrupamento/Classificação hierárquica e não hierárquica. Análise em componentes principais. Breve introdução a outras técnicas multivariadas (e.g., Análise de correspondências, Análise canónica de correspondências, Escalamento multidimensional, Análise discriminante).
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: 1) em primeira época: trabalhos e mini-testes + um exame teórico; 2) em segunda época ou época especial: exame Teórico-Prático, 20 valores, que avalia T e TP. Para aprovar > 8.5/20 quer no exame teórico quer nos trabalhos. Para aprovar um aluno deverá assistir no mínimo a ¾ das aulas TPs. Será considerada a avaliação contínua, baseada em todas as formas possíveis, como trabalhos de casa, resposta a desafios, participação em sala de aula, interacções com os professores, presenciais e/ou via email.