Disciplina Curricular
Análise e Desenho de Aplicações e Serviços ADAS
Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 3_LTI 2025/26
Contextos
Grupo: 3_LTI 2025/26 > 1º Ciclo > 1º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se transmitir conhecimentos sobre metodologias, abordagens e processos de concepção de sistemas de informação. Desenvolve-se uma visão integrada das dimensões tecnológica, sócio-técnica e organizacional dos sistemas, processos, serviços e aplicações. A unidade curricular abrange as fases de iniciação, descoberta, exploração, construção e absorção de sistemas. Considera-se o desenvolvimento e utilização de uma diversidade de artefactos característicos da concepção de sistemas, como por exemplo: hipóteses do produto, critérios de aceitação, modelos de requisitos, mapas de empatia e afinidades, cenários e histórias de utilização, modelos de processos, regras de negócio, tabelas de riscos, protótipos, e modelos de arquitetura.
Programa
Teóricos: Produtos de software e desenvolvimento de produtos. Planeamento, canvas da ideia. Visão, hipóteses do produto. Identificação das partes interessadas, levantamento de requisitos, análise de requisitos. Para além dos requisitos, empatia, utilizadores extremos. Visão do negócio, modelação de processos. Exceções e variações. Análise de processos. Análise de riscos. Criar histórias, prototipagem. Arquitetura de informação. Ambiente empresarial. Teórico-Práticos: Aplicação de métodos, processos e técnicas características da conceção de sistemas. Desenvolvimento e avaliação de diversos artefactos característicos da conceção de sistemas.
Métodos de ensino e avaliação
Projeto realizado ao longo do semestre. O projeto é aberto e realista. O projeto está dividido em várias atividades que geram entregas sucessivas de artefactos. As atividades são realizadas em grupo e estão sujeitas a avaliação contínua. As entregas do projeto são organizadas num portfolio contendo: canvas da ideia, enquadramento conceptual do problema, hipóteses do produto, mapas de empatia, mapa de afinidades, modelo de requisitos, cadeias de objetivos-funcionalidades, modelos de processo, exceções e variações, regras de negócio, modelos de colaboração e coreografia, reengenharia de processos, tabela de riscos, mapas da jornada dos utilizadores, protótipo, e modelo de arquitetura de informação.