Disciplina Curricular

Evolução Evo

Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 1_Plano 2015/16 a 2019/20

Contextos

Grupo: 1_Plano 2015/16 a 2019/20 > 1º Ciclo > Minors > Minor em Biologia > Optativas > 3º Ano > 561_Minor em Biologia (LTIC/LTI)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina pretende fornecer aos estudantes uma perspectiva geral e integrada das teorias evolutivas e dos estudos actuais nos diversos níveis (genes, organismos, populações, espécies), com destaque para a história evolutiva (filogenia), para os mecanismos geradores de variabilidade / diversidade, e para os processos e respostas adaptativas dos organismos vivos a ambientes em contínua alteração. Sendo um curso básico, os alunos desenvolvem competências genéricas nas várias temáticas e conceitos fundamentais, os quais são demonstrados e debatidos na componente teórico-prática através de vídeos e exercícios de modelação especificamente seleccionados para o efeito.

Programa

O que é a evolução? Breve revisão histórica – de Darwin à actualidade. Evolução,Criacionismo e Sociedade. Evidências e aplicações da Evolução. A "árvore da vida". Inferência da história filogenética. Variação. Genes, indivíduos e populações; origem da variabilidade genética populacional. Seleção natural e adaptação. Heritabilidade. Sexo e sucesso reprodutor. Selecção sexual e valor adaptativo do sexo. Diferentes tipos de interacções biológicas – conflito versus cooperação. Espécies e especiação. Conceitos de espécie. Modos de especiação. Evolução do Homem. Medicina Evolutiva. Evolução e desenvolvimento.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas de tipo expositivo, com recurso a imagens e videos, e abertas à intervenção dos alunos. A teórico-prática envolve apresentações por grupos de trabalho em diversos temas, debates de temas particulares e trabalho com programas de simulação de processos evolutivos.- Teóricas (70%): exame final (individual, sem consulta): perguntas de escolha múltipla para 14 valores, nota mínima 6 valores (em 14), podendo haver uma avaliação intercalar. Teórico-práticas (30%): participação activa dos alunos nos vários debates, resultados das respostas a pequenos questionários sobre os textos de suporte dos temas em análise e elaboração de trabalhos de grupo - 6 valores da classificação final. Frequência mínima requerida a 2/3 das aulas TP.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre