Disciplina Curricular
Conceção de Produto CPro
Licenciatura Bolonha em Tecnologias de Informação - 1_Plano 2015/16 a 2019/20
Contextos
Grupo: 1_Plano 2015/16 a 2019/20 > 1º Ciclo > LTI - Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina aborda a análise e desenho concetual de sistemas de informação, tendo como foco o contexto do utlizador humano e envolvendo o estudo dos fenómenos que os rodeiam. Os alunos irão adquirir competências sólidas em recolha e análise de dados e em métodos de inovação e desenho de soluções. São abordadas diversas técnicas de recolha de dados e análise de dados, com enfoque em dados qualitativos, e também técnicas de desenho que incentivam simultaneamente a criatividade e a utilidade das soluções. Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento abrangente e crítico das metodologias de desenho concetual e modelos de desenvolvimento de software mais comuns, com um enfoque nas metodologias mais recentes e com maior impacto no panorama atual.
Programa
Recolha e Análise de Dados. Delimitação e técnicas de recolha de dados. Planeamento da recolha. Técnicas de análise qualitativa de dados. Técnicas de representação, sumarização e consolidação. Conceção/Desenho de Soluções. Criatividade e Inovação. Técnicas de conceção e seleção. Representação de ideias e prototipagem. Metodologias de conceção de sistemas informáticos. Enquadramento em técnicas de desenvolvimento. Contextual Design. Google Design Sprint. Goal-Directed Design. Design Thinking. Nokia Open Studio. Contextual Design. Participatory Design, Co-Design e Empathic Design. Design for all e Inclusive Design.
Métodos de ensino e avaliação
ENSINO: Nas aulas teóricas é utilizado o método expositivo baseado na bibliografia recomendada. É fomentada a interactividade através de momentos de discussão fundamentos em exemplos do mundo real. Nas aulas teórico-práticas é utilizado o método activo-participativo e baseado em projecto. AVALIAÇÃO: Projecto prático avaliado individualmente em diferentes momentos ao longo do semestre Exame escrito