O Sistema Terra-Lua-Sol. a) Os eclipses do Sol e da Lua b) As Marés e a Sincronização dos Períodos Orbitais c) As Fases da Lua e o Nascimento dos Bebés.
28 Maio 2019, 14:00 • Rui Jorge Lourenço Santos Agostinho
Definição do movimento de rotação dum corpo. Discussão e exemplificação da rotação da Lua. A existência do sucessão do dia e da noite: a inclinação do eixo de rotação e dos períodos de rotação e translação. Os casos de Úrano e a sucessão dia-noite, assim como na Terra se esta não tivesse movimento de rotação.
As fases da Lua: definição e geometria da iluminação ao longo da sua órbita de translação.
As condições para a existência de eclipses lunares e solares em apenas duas épocas do ano: a inclinação do plano orbital da Lua à eclíptica e o
cálculo da altura da Lua a este plano, comparado com o diâmetro do cone de sombra da Terra. As posições orbitas em que há eclipses. A sequência de eclipses nas duas épocas anuais.
Diagramas e definições das zonas de umbra (escuridão total) e penumbra (iluminação parcial) num eclipse.
Cálculo do tamanho do cone de sombra da Lua sobre a Terra. Eclipses totais, parciais e anulares do Sol. Diferenças entre as zonas da Terra com visibilidade destes eclipses com os da Lua.
As forças de maré ou forças gravitacionais diferenciais: geometria do efeito com o movimento de translação da Terra + Lua em torno do Centro de Massa comum. A força centrípeta em excesso (lado +próximo) ou em defeito (lado +afastado), e o cálculo simplificado da sua amplitude.
A formação do bojo de maré nos dois lados ao longo da direção ao corpo perturbador e o aparecimento da maré cheia oceânica duas vezes por dia.
A força de maré devida ao sol (≈ da lua/2) e a confirmação de que mesmo sem Lua haveria marés oceânicas na Terra.
O atraso da formação do bojo de maré que cria a linha dos bojo desviada da direção Terra-Lua => a criação do binário que trava a rotação do planeta. O estado final de equilíbrio na rotação, que é a razão da sincronização dos movimentos de rotação e translação. O caso da Lua, das luas de Júpiter e o caso da Terra: o retardamento secular da rotação terrestre.
As forças de maré e o mito de que nascem mais bebés na Lua Cheia: cálculo da força de maré sobre uma pessoa e a distribuição estatística uniforme em função do dia lunar dos nascimentos.