Galáxias ativas e os buracos negros super maciços e centrais. A Via Láctea: a morfologia e as populações estelares. A rotação do disco e do halo. Enxames estelares. A estrutura duma estrela: a equação de equilíbrio do gás.

2 Abril 2019, 14:00 Rui Jorge Lourenço Santos Agostinho

Recapitulação dos super-grupos de galáxias. O movimento do Grupo Local em direção ao super-grupo da Virgem-Centauro com velocidade de 630 km/s. A diferenciação entre estas velocidades próprias e a velocidade de expansão do Universo, nas medições efetuadas.

Recapitulação das galáxias ativas e o super buracos negros (BN) centrais. Vários exemplos. Discussão sobre a estabilidade das órbitas estelares numa galáxia que impedem as estrelas de cair no BN. O caso do sol na Via Láctea. A importância dos BN centrais na formação inicial das galáxias.

A energia das partículas (em órbitas presas ao forte campo magnético) nos jatos duma galáxia ativa e a emissão electromagnética desde a banda do rádio até aos raios-X.

A Via Láctea: As populações de estrelas: o disco, o bojo e o halo galáctico. Características das populações estelares por, movimentos, composição química média e a idade.

O disco galáctico com braços. As órbitas estelares no disco estelar e a sua passagem pelos braços. A velocidade linear constante em função da distância galacto-cêntrica (dgc). 

A variação da massa da galáxia MG que aumenta linearmente: MG = const.dgc. A barra central e o bojo galáctico de estrelas. 

O halo galáctico: uma distribuição esférica de estrelas velhas, pobre em átomos pesados (0,01 a 0,001 da solar) relativamente ao hidrogénio, e quase sem rotação espacial. 

A distribuição das nuvens de gás (NG) nos braços galácticos: as zonas de intensa formação de estrelas. As estrelas de grande massa, de elevada temperatura, e a cor azul observada nos braços das galáxias espirais. As NG como locais de formação dos enxames abertos.

As duas populações de enxames estelares: os abertos no disco galáctico e os globulares distribuídos esfericamente. A força galáctica que separa as estrelas nos enxames abertos. A formação  As massas, as idades de ambos e composição atómica relativa de ambos: abertos são tipo solar e os globulares são primordiais.

Estrelas: A estrela como uma esfera gasosa descrita pela equação dos gases perfeitos. A permanência do gás devido à auto força gravítica da estrela e à elevada velocidade de escape. Discussão sobre esta estabilidade.

Dedução simplificada da equação do equilíbrio hidrostático. Sua aplicação à definição de planeta (distribuição esférica) e às atmosferas planetárias.