Sumários

Tema 6. Tecnologia e comunicação: a rede é livre e democrática?

17 Dezembro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

A aula consistiu num debate à volta do filme The Circle visionado na sala de aulas há duas semanas, junto com o texto de leitura obrigatória deste tema, sobre a construção social e os efeitos sociais e políticos dos meios de comunicação social (em particular Facebook).


Tema 5. Tecnologia e guerra: será que há tecnologias violentas?

10 Dezembro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula foram analizadas as relações entre tecnologia e guerra a partir do texto de leitura do historiador Thomas Misa e a partir do análise de dois estudos de caso de tecnologias bélicas defensivas: o arame farpado (a partir do livro 'Barbed Wire: An Ecology of Modernity', de Reviel Netz) e os refúgios antiaéreos (a partir da obra do historiador da tecnologia Jaume Valentines-Álvarez).


Filme

3 Dezembro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

A aula foi dedicada a ver o filme "The Circle" (2017), a partir do qual os estudantes vão realizar o exercício 3.


Tema 4. Tecnologia e vida: onde começa a máquina e acaba o organismo?

26 Novembro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula foram avaliadas as relações entre tecnologia e vida orgánica a partir dos conceitos de "cyborg", "post-humanismo", e a partir do estudo da industrialização da agricultura, utilizando as obras dos historiadores da tecnologia Tiago Saraiva ("Fascist Pigs") e William Boyd ("Making Meat").


Tema 3. Tecnologia e meio ambiente: onde começa a técnica e acaba a natureza?

19 Novembro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

A aula foi dedicada a analizar as relações entre tecnologia e meio ambiente a partir de obras de historiadores da tecnologia como Tiago Saraiva e de historiadores ambientais como William Cronon ou Donald Worster. Em particular foi estudado o caso de Portugal analizado por Saraiva no artigo "Fascist Modernist Landscapes" e o caso das grandes planícies estudado por Reviel Netz e os dois historiadores ambientais mencionados.