Sumários

Tema 2. Tecnologia e género: será que há tecnologias masculinas e tecnologias femininas?

12 Novembro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula foi abordada a questão das relações entre tecnologia e género. Foi discutido o artigo clássico de Ruth Schwartz Cowan 'The Industrial Revolution in the Home', e depois foram analisados os diferentes olhares desde o feminismo às relações entre tecnologia e género, utilizando como fio condutor o livro de Judy Wajcman 'Technofeminism'.


Tema 1. Tecnologia e produção: é possível e desejável a automatização total?

5 Novembro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Foi analizado o artigo de leitura para esta semana, de David Noble, sobre a introdução de máquinas-ferramenta de controle numérico nas fábricas dos Estados Unidos na década de 1950. Depois deste caso de estudo, foi discutida a história social da automatização nos séculos XIX e XX, desde o ludismo ao fordismo passando pelo taylorismo. Finalmente foi discutido na sala de aulas o fragmento inicial do filme Modern Times de Charles Chaplin, em relação aos conteúdos da aula.


Exercício 1

29 Outubro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Foi realizado o exercício 1


Caixa de ferramentas (IV): têm política os artefactos?

22 Outubro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

A aula foi dedicada ao comentário crítico do artigo clásico 'Do Artifacts Have Politics?', de Langdon Winner, para introduzir as questões fundamentais na reflexão sobre as relações entre tecnologia e política.


Caixa de ferramentas (III): a tecnologia é uma construção social?

15 Outubro 2018, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta terceira aula da introdução ('caixa de ferramentas') à disciplina foram abordadas diferentes perspetivas da sociologia da tecnologia. Em primeiro lugar, foi estudado o conceito de 'sistema tecnológico' do historiador Thomas Hughes, a partir das suas obras Networks of Power e American Genesis. Em segundo lugar, foi estudado em detalhe, a partir do caso de estudo da evolução da bicicleta, o programa SCOT (social construction of technology) de Wiebe Bijker e Trevor Pinch. Foram analizados em detalhe conceitos como "grupo social relevante", "flexibilidade interpretativa" ou "estabilização tecnológica". Foi também comentada a aproximação da actor-network theory de Bruno Latour, mas de forma mais superficial.