Sumários

Uma vez aberta a caixa negra... tecnologia, ética e política

19 Dezembro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta última aula do curso foi feita uma recapitulação dos conteúdos e foram feitas reflexões à volta das repercussões éticas e políticas das perspectives sobre a tecnologia analizadas no curso.


Tecnologia e política: a rede é livre e democrática?

12 Dezembro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula analizaram-se as relações entre tecnologia e política a partir do comentário aprofundado da obra do historiador Langdon Winner (foi discutido o seu texto 'Do Artifacts Have Polítics?'), do filósofo Lewis Mumford (foi discutido o texto 'Authoritarian and Democratic Technics') e do colectivo de investigação Ippolita.


Tema 7. Tecnologia e guerra: será que há tecnologias violentas?

5 Dezembro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula foram analizadas diferentes perspectivas sobre as relaçoes entre tecnologia e guerra no século XX. Partindo da anàlise do historiador David Edgerton no livro The Shock of the Old, em que critica a visao convencional innovocéntrica, a aula focalizou-se em duas tecnologias defensivas cruciais para o século XX: o arame farpado e os refugios antiaéreos. Utilizou-se a obra Barbed Wire: An Ecology of Modernity, do historiador Reviel Netz, para estudar as relaçoes entre guerra e agricultura a través da história do arame farpado. E utilizou-se o work-in-progress de Jaume Valentines-Álvarez, investigador da FCUL, para analizar a costruçao social dos refugios antiaéreos como tecnologia na guerra civil espanyola e na segunda guerra mundial.


Tecnologia e naçao: será que a tecnologia tem nacionalidade?

28 Novembro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula analizaram-se as relaçoes entre tecnologia e estado-naçao, entre tecnologia e nacionalismo e entre tecnologia e identidade nacional. Introduziram-se primeiro as análises de Benedict Anderson, Eric Hobsbawm e Terence Ranger ao redor das naçoes e o nacionalismo moderno e depois estudaram-se os conceitos de tecnonacionalismo e tecnoglobalismo tal como sao definidos pelo historiador da tecnologia David Edgerton. Comentaram-se em detalhe dois casos de estudo para perceber a co-construçao de tecnologia e naçao: a obra da historiadora da tecnologia Gabrielle Hecht sobre a relaçao entre o programa nuclear francês de pós-guerra e a identidade nacional (no livro The Radiance of France) e o artigo 'Inventing the Technological Nation: the Case of Portugal' do historiador da tecnologia Tiago Saraiva.


Tema 5. Tecnologia e vida: onde começa a máquina e acaba o organismo?

21 Novembro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

A aula esteve focalizada na biotecnologia. Em relaçao aos humanos, discutiu-se o conceito de cyborg teorizado por Donna Haraway e o debate ao redor do post-humanismo. Em relaçao aos animais, analizou-se pormenorizadamente o tratamento por parte do historiador William Boyd da industrializaçao dos frangos nos Estados Unidos durante o século XX. Debatiu-se também sobre o filme Blade Runner, de Ridley Scott. Tudo com o objectivo de analizar sobre os corpos-artefacto e a dicotomia natural/artificial desde o ponto de vista da história da tecnologia.