Sumários

Tema 4. Tecnologia e meio ambiente: onde começa a técnica e acaba a natureza?

14 Novembro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula introduziram-se os conceitos principais da história ambiental. Comentou-se a obra do historiador Tiago Saraiva sobre as paisagens do fascismo português e analizou-se o espaço das grandes planícies norteamericanas como caso de estudo onde ver em acçao o olhar da história ambiental. Analizaram-se as obras dos historiadores William Cronon, Reviel Netz e Donald Worster. Debatiu-se sobre a dicotomia natureza/cultura desde o ponto de vista da história da tecnologia. Finalmente, apresentaram-se os pontos fundamentais do debate sobre o Antropoceno.


Tema 3. Tecnologia e género: será que há tecnologias masculinas e tecnologias femininas?

7 Novembro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

A aula foi destinada a analizar as relaçoes entre tecnologia e genero. Analizou-se pormenorizadamente a obra da historiadora da tecnologia Ruth Schwartz-Cowan, incluindo o texto de leitura obrigatória. A través da narrativa de Judy Wajcman no livro Technofeminism, explicaram-se as diferentes abordagens feministas da história da tecnologia, desde o feminismo da igualdade, o ecofeminismo, ou o feminismo socialista até o que a autora chama tecnofeminismo, que inclui as perspectivas do constructivismo social desenvolvidas desde a sociologia e a história da tecnologia nas últimas décadas. A co-costruçao de tecnologia e género foi abordada a través dos casos de estudo do microondas (Cynthia Cockburn e Susan Ormrod, Gender and Technology in the Making) e da màquina de escrever (Délphine Gardey). Finalmente, analizou-se em particular a co-costruçao de tecnologia e masculinidade nos Estados Unidos a inícios de século XX, a partir da obra da historiadora Ruth Oldenziel (Making Technology Masculine).


Tema 2: tecnologia e consumo

31 Outubro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

A aula nao foi finalmente dedicada às relaçoes entre tecnologia e consumo, por considerar que era preciso consolidar os conteúdos da aula anterior (Tema 1: tecnologia e produçao). Nesta aula analizaram-se o taylorismo, o fordismo, e a obra do historiador David Noble sobre a automatizaçao das máquinas ferramenta a partir da anàlise de fragmentos dos filmes A nous la liberté (René Clair, 1931) e Modern Times (Charles Chaplin, 1936), que foram contextualizados e discutidos. Também foi visionado o documentário The City (Ralph Steiner and Willard van Dyke, 1939), para consolidar os conteúdos em relaçao ao determinisme tecnològico (Introduçao II: a tecnologia é o motor da história?).


Tema 1. Tecnolgia e produçao

24 Outubro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

A aula esteve dedicada à análise da automatizaçao no século XX. Analizaram-se o taylorismo e o fordismo. Estudou-se ainda com mais detalhe a costruçao social da automatizaçao nos anos 1950s tal como a analiza David Noble no seu artigo "Social Choice in Machine Design", que foi a leitura obrigatória desta semana.  


Introduçao (III): a tecnologia é uma costruçao social?

17 Outubro 2016, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Esta aula consistiu numa introduçao à sociologia da tecnologia. Analizou-se a obra de Thomas Hughes e o concepto de "sistema tecnológico". Analizou-se também à obra dos sociólogos Wiebe Bijker e Trevor Pinch no marco da corrente SCOT (Social Construction of Technology). Os casos de estudo históricos analizados foram Edison e a criaçao da rede eléctrica e a história da bicicleta. Mencionou-se brevemente a obra de Bruno Latour e a teoria do ator-rede.