Sumários

Tema 7. Tecnologia e comunicação: a rede é livre e democrática?

18 Dezembro 2017, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula final foram discutidas as raízes e efeitos sociais das redes sociais a partir da discussão feita pelo grupo Ippolita, e através de um debate na aula, fazendo referência também ao filme The Circle.


Tema 6. Tecnologia e guerra: será que há tecnologias violentas?

11 Dezembro 2017, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula foram analizadas as relações entre tecnologia e guerra, partindo das análises gerais de David Edgerton (no capítulo "War" do seu livro The Shock of the Old) e Thomas Misa (no capítulo "The Means of Destruction" do seu livro Leonardo to the Internet), e continuando depois através de dois casos de estudo: o arame farpado na guerra (a partir dos estudos de Reviel Netz no livro Barbed Wire: An Ecology of Modernity) e os refúgios antiaéreos (a partir dos trabalhos neste sentido de Jaume Valentines-Álvarez sobre a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial).


Tema 5. Tecnologia, nação e globalização: será que a tecnologia tem nacionalidade?

4 Dezembro 2017, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula tratámos das relações entre tecnologia e nação. Depois de uma introdução aos estudos sobre nações e nacionalismos, assim como uma análise crítica dos termos "nação", "estado-nação", "nacionalismo" e "identidade nacional", foram apresentadas as obras de David Edgerton, Gabrielle Hecht e Tiago Saraiva. Foram discutidos os conceitos de "technonationalism" e "technoglobalism" teorizados por David Edgerton, foi analizado o caso das relações entre identidade nacional e tecnologia nuclear em França a partir do livro The Radiance of France de Gabrielle Hecht (fazendo especial émfase no conceito de "tecnopolítica"), e finalmente foi analizado o artigo de Tiago Saraiva "Inventing the Technological Nation", sobre o caso de Portugal.


Filme

27 Novembro 2017, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Na aula desta semana vimos o filme The Circle (James Ponsoldt, 2017), que é o objeto do Exercício 2, que consiste em responder perguntas em relação à imagem da tecnologia que projecta o filme (utilizando as ferramentas conceituais vistas na Introdução à disciplina).


Tema 4. Tecnologia e vida: onde acaba o organismo e começa a técnica?

20 Novembro 2017, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula começámos por ver um fragmento do filme Modern Times, de Charles Chaplin, correspondente ao Tema 1 e que ficou por ver. Foi analizado em relação às questões vistas no Tema 1 relativas ao taylorismo, fordismo, panopticismo e automatização. No que diz respeito ao Tema 4, analisámos primeiro os conceitos de "cyborg" e "post-humanismo" para terminar analisando aprofundadamente a industrialização da industria cárnica a través do caso de estudo da produção de frangos nos Estados Unidos (a partir do artigo de William Boyd, "Making Meat").