Sumários

Caixa de ferramentas (III): a tecnologia é uma costrução social?

9 Outubro 2017, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula foram analisados os conceitos principais da sociologia da tecnologia. Em primeiro lugar, falou-se da obra do historiador Thomas Hughes e do seu conceito de 'sistema tecnológico', fazendo émfase também no conceito de 'technological momentum' como alternativa ao determinismo tecnológico. Depois foi analisado o movimento SCOT (Social Construction of Technology) e a obra de Wiebe Bijker e Trevor Pinch. Através da história da bicicleta, que foi o artefacto fio conductor da aula, foram explicados os conceitos de 'grupo social relevante', 'flexibilidade interpretativa' e 'clausura/estabilização'. Finalmente foi mencionada a teoria do ator-rede e a obra de Bruno Latour.


Caixa de ferramentas (II): a tecnologia é o motor da história?

2 Outubro 2017, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta segunda aula da introdução à disciplina ('Caixa de ferramentas') analisou-se e discutiu-se o conceito de 'determinismo tecnológico', assim como os de 'fatalismo tecnológico' e 'tecnologia autónoma', a partir de diverses narrativas históricas e do capítulo de leitura obrigatória do historiador David Nye (o capítulo do livro Technology Matters titulado 'Does Technology Control Us?').


Caixa de ferramentas (I): o que é a tecnologia?

25 Setembro 2017, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula da parte introdutória da disciplina ('Caixa de ferramentas') foi abordado o debate sobre o que é a tecnologia a partir da obra do historiador británico David Edgerton. Em particular, foi discutida e analisada a crítica ao innovocentrismo que desenvolve no livro The Shock of the Old, assim como a proposta dele de uma história da tecnologia em uso. Para ilustrar o ponto de vista de Edgerton foi apresentada a história do arame farpado a partir do livro Barbed Wire: An Ecology of Modernity, de Reviel Netz.


Apresentação da disciplina

18 Setembro 2017, 16:30 Jaume Sastre-Juan

Nesta aula introdutória foi apresentada a disciplina, quer a nível de conteúdos, quer a nível de procedimentos e avaliação. O programa da disciplina foi lido e discutido.