Sumários

desenhar conceito e prototipar

7 Dezembro 2018, 11:30 João Ferreira

desenhar conceito e prototipar


Metodologias de design de produto (Design participativo, empático, universal)

7 Dezembro 2018, 10:30 Catia Luisa Santana Calisto Pesquita

    A aproximação participativa ao design. Origens, diferenças e semelhanças relativamente às metodologias anteriores. Os objetivos e as formas de aplicação. O conceito de workshop no design participativo (PD). Estrutura de uma workshop PD: imersão, experiência atual, experiência ideal e concretização. As atividades de Narração, Criação, Prioritização e Contextualização. Aproximações ao desenho para pessoas com necessidades especiais. O Desenho Empático ou quando o designer entra no mundo do utilizador. O desenho universal e as suas variantes: desenho para todos e o desenho inclusivo. A noção de acessibilidade digital.


desenhar conceito e prototipar

5 Dezembro 2018, 11:30 João Ferreira

desenhar conceito e prototipar


Metodologias de design de produto (Google Design Sprint)

5 Dezembro 2018, 10:30 Catia Luisa Santana Calisto Pesquita

Apresentação do Google Design Sprint como metodologia de design concetual de aplicações e sistemas. Enquadramento do GDS no processo do “Design Thinking” e nas metodologias ágeis de desenvolvimento de software. A adoção dos conceitos de Sprint, Sprint Master, etc. do SCRUM. Apresentação global das fases do GDS. A fase de compreensão e de definição. Discussão das semelhanças e diferenças para o Design Contextual. A fase da divergência, da decisão, da prototipagem e da validação. A gestão dos Sprints e o Sprint Master. O aspeto fundamental da preparação. O papel do Sprint Master durante o Sprint e depois do Sprint.


processos de inovação (divergir e decidir)

5 Dezembro 2018, 08:00 João Ferreira

processos de inovação (divergir e decidir)