Sumários

Aula IV

29 Setembro 2022, 14:00 Virgilio Mendes

Ajustamento paramétrico linear. Dedução do vetor de parâmetros desconhecidos e das observações ajustadas. Demonstração da independência do vetor de parâmetros da escolha da matriz de pesos. Variância a posteriori. Exemplo de aplicação.


Aula III

27 Setembro 2022, 14:30 Virgilio Mendes

Introdução ao método dos mínimos quadrados.  Noção de número de graus de liberdade, ajustamento e critério dos mínimos quadrados. Matriz de pesos. Conceito de variância   a priori. Principais métodos de ajustamento por mínimos quadrados e suas caraterísticas. Revisão de conceitos fundamentais de Álgebra Linear.


Aula PL II

26 Setembro 2022, 16:00 Virgilio Mendes

Fundamentos de Matlab. Variáveis. Funções. Matrizes e vetores. Operações fundamentais com matrizes e vetores. Gráficos a duas dimensões. "Script" Matlab. Exercícios de aplicação.


Aula II

22 Setembro 2022, 14:00 Virgilio Mendes

Metodologia do processo de aquisição, tratamento e análise de dados em Engenharia. Definições e conceitos fundamentais. Modelo matemático. Tipos de modelos matemáticos. Modelo funcional e modelo estocástico. Noção de ajustamento de observações.


Aula I

20 Setembro 2022, 14:30 Virgilio Mendes

Apresentação da unidade curricular. Enquadramento no âmbito da licenciatura. Programa da unidade curricular. Normas de avaliação. Bibliografia