Sumários

BAC 18

3 Maio 2024, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 5 – Gestão e conservação da Natureza

Conclusão dos assuntos iniciados na aula anterior.

Áreas protegidas: definição de área protegida segundo a IUCN (Dudley, 2008); classificação das áreas protegidas segundo a IUCN (Dudley, 2008), em função dos usos permitidos; características gerais de cada um dos tipos de áreas protegidas; a atribuição da categoria e a regra dos 75%; as categorias de gestão das áreas protegidas e o grau de modificação ambiental.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BAC 17

26 Abril 2024, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 5 – Gestão e conservação da Natureza

A teoria da biogeografia de ilhas, de Mac Arthur e Wilson (1947): Resumo da teoria e da relação entre a riqueza específica de uma ilha, a sua área e a distância à massa continental mais próxima; Estimativa do número médio de espécies presentes numa ilha; relação da Teoria da Biogeografia de Ilhas com a Biologia da Conservação, já que, num planeta humanizado, as regiões naturais são comparáveis a ilhas rodeadas por faixas de ambiente destinadas a uso humano; relação entre a percentagem de habitat natural de uma ilha convertido para uso humano e a percentagem de espécies que provavelmente se extinguirão como resultado da concomitante diminuição do habitat natural, e extensão dessas estimativas ao caso de desflorestação de florestas tropicais húmidas.

Fragmentação de habitat: definição; analogia entre um habitat fragmentado e um arquipélago; questões relacionadas com fragmentação de habitat (efeito de margem, restrições à mobilidade das espécies vágeis e ao padrão de extinção local / recolonização, capacidade de dispersão e promoção do declínio populacional) e relação com o conceito de meta-população, de Lewins (1969).

Meta-população: definição do conceito; características das meta-populações; características de meta-populações instaladas em áreas naturais fragmentadas, a sua resiliência e a capacidade que têm para manter a estabilidade; importância do conhecimento da ecologia das meta-populações para a gestão de áreas protegidas.

População Mínima Viável (MVP): definição do conceito; vulnerabilidade das pequenas populações, sujeitas a constrangimentos de natureza genética, a flutuações demográficas e a alterações ambientais; critérios de avaliação da viabilidade de uma população — regra dos 50 / 500, de Ian Franklin (1980); relação com os conceitos de efeito fundador, efeito de gargalo, deriva genética, depressão consanguínea, flutuações demográficas e reprodução interespecífica, todos conducentes à perda de variabilidade genética e à diminuição da capacidade adaptativa.

Área Dinâmica Mínima (MDA): definição do conceito; como é estimada a área dinâmica mínima e a sua dependência das características das espécies.

Vórtices de extinção: condições demográficas, ambientais e genéticas que podem conduzir a vórtices de extinção, a sua acção sinérgica e a aceleração conducente a uma extinção inevitável.

Vulnerabilidade à extinção: estrutura e descrição das categorias da IUCN; critérios de atribuição de categoria IUCN; critérios baseados na probabilidade de extinção; características das espécies que as tornam mais vulneráveis à extinção.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 16

24 Abril 2024, 15:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 22 de Abril, do Dia Mundial da Terra

A origem formal, em 2009, declarada pela Assembleia Geral da ONU, e a verdadeira origem, em 1970, promovida por Gaylord Anton Nelson, então Senador Federal pelo Estado de Wisconsin. O movimento gerado por Gaylord Nelson e os resultados próximos e distantes desse movimento. Objectivos da comemoração do Dia Mundial da Terra, o tema para 2023 — “Investir no Planeta” — e as medidas para cumprir tal objectivo.

Referência à comemoração, no dia 23 de Abril, do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Apresentação do cartaz oficial, do tema para 2023 — “Línguas Indígenas” — e da Capital Mundial do Livro em 2023: Acra, no Gana. Listagem dos autores portugueses cujos centenários de nascimento se assinalam em 2023, homenageados pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas nessa data. Origem da comemoração do Dia Mundial do Livro, em 1995, instituída pela UNESCO, justificação da data e simbologia associada — “Uma rosa em troca de um livro” , cuja origem remota se encontra numa tradição catalã. Objectivos da comemoração e recomendação de livros de divulgação enquadráveis no âmbito da UC.

Referência à comemoração, no dia 24 de Abril, do Dia Mundial do Animal de Laboratório

Origem, razão da escolha da data, e percurso de Lord Hugh Dowding, 1.º Barão Dowding; Objectivos da comemoração e meios para os atingir.

Tema 4 – Impacto da actividade humana

Impacto humano sobre os ecossistemas terrestres: a relação humana com os biomas continentais e a humanização do ambiente; distribuição do espaço humanizado pelos continentes; extensão ocupada por cada bioma e respectivo grau de humanização; características dos biomas que os tornam mais vulneráveis à actividade humana; apropriação humana directa de 40% da produtividade do planeta (consumo, intervenção na produção ou uso, alteração da composição específica e alteração nos processos físicos naturais).

A conversão do habitat natural para uso humano como a mais importante causa única de perda de biodiversidade.

Impacto humano sobre os sistemas aquáticos: descrição dos efeitos directos e indirectos dos principais tipos de impactos humanos sobre os ecossistemas aquáticos: poluição, exploração de recursos, sobrepesca, destruição de habitat, “pesca fantasma”, drenagem de terrenos alagados, barreiras e aquecimento global; exemplos visuais de alguns desses efeitos no ambiente.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 15

19 Abril 2024, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 18 de Abril, do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS)

A origem, em 1982, promovida pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), e a adopção oficial, em 1983, durante a 22.ª Conferência Geral da UNESCO. Objectivos da comemoração do DIMS. O tema para 2024: “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza”, o objectivo geral e os objectivos específicos ao tema associados. Objectivos de sustentabilidade associados à comemoração do DIMS.

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

Os conceitos de biodiversidade e de extinção e a relação com as actividades antropogénicas, tal como descritos no livro “O Poema Imperfeito – Crónicas de Biologia, Conservação da Natureza e seus Heróis”, de Fernando Fernandez (2005). Curta descrição do historial académico de Zulmira Coimbra, autora de um documentário baseado na obra acima referida e vencedor do prémio de “Melhor Média Metragem” no Festival Internacional de Cinema Socioambiental, realizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, em 1918. Apresentação do documentário “O Poema Imperfeito”, de Zulmira Coimbra, baseado na obra homónima de Fernando Fernandez (2005).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 14

17 Abril 2024, 15:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 3 – O funcionamento do ambiente

O conceito de Biodiversidade e conceitos associados: conceitos de abundância, riqueza específica, equitabilidade e complexidade ambiental; conceito de nicho ecológico, tal como definido por Joseph Grinnell (1917) e segundo C. S. Elton (1927) e G. E. Hutchinson (1937); relação entre todos os conceitos anteriormente enunciados e o de biodiversidade.

As regiões biogeográficas (biomas): definição de bioma/região biogeográfica; tipos de regiões biogeográficas (biomas terrestres e ecossistemas marinhos, dulçaquícolas e de transição); a produtividade e a resiliência dos biomas e respectiva relação com o uso humano.

Principais biomas continentais: temperatura e precipitação como factores determinantes da distribuição dos biomas, tanto em latitude, como em altitude; distribuição geográfica dos biomas continentais; diferenças na composição das comunidades, razões dessas diferenças e a respectiva importância para o estudo da Biologia Ambiental; relação latitudinal e altitudinal entre as características das regiões biogeográficas terrestres; o conceito de enclave. A bidimensionalidade dos ecossistemas continentais.

Ecossistemas aquáticos: os ecossistemas aquáticos e a sua aparente homogeneidade; principais tipos de ecossistemas aquáticos (marinhos e dulciaquícolas) e respectivas subdivisões.

Ecossistemas aquáticos marinhos: características gerais, subdivisão e principais tipos de ecossistemas marinhos; factores determinantes da diversidade e distribuição dos ecossistemas marinhos. Porque não biomas marinhos? Distribuição das ecorregiões pelágicas, batimétricas, hidrotermais, abissais e hadais. A tridimensionalidade dos ecossistemas marinhos. A definição de domínios marinhos.

Ecossistemas aquáticos dulçaquícolas (fluviais e lacustres): características gerais, subdivisão e principais tipos de ecossistemas dulçaquícolas. Factores determinantes da distribuição dos ecossistemas dulçaquícolas. A sobreposição entre o espaço ocupado pelas regiões biogeográficas continentais e os sistemas dulçaquícolas.

Ecossistemas de transição (ecótonos): principais tipos de ecótonos (estuários, sapais, mangais e praias)

Enclaves: enclaves continentais e enclaves oceânicos.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.