BAC 12

1 Abril 2022, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

Quanto vale o ambiente? Nas sociedades actuais o Homem intervém sobre o ambiente natural adaptando-o às suas necessidades (Humanização do Ambiente) e as decisões tomadas são sempre perspectivadas de acordo com a relação de custo/benefício; intervenção nos elementos do ambiente no sentido da sua humanização; dificuldade em atribuir um valor ao ambiente e aos seus elementos e a consequente dificuldade em equacionar o valor do ambiente num dos pratos de uma balança ao planear e decidir sobre o valor social de intervenções humanas; o porquê dessa dificuldade.

Ocorrência de eventos extremos: a contabilização dos prejuízos feita a posteriori: perda de vidas e dispêndio de verbas em consequência de eventos extremos nos Estados Unidos entre 2004 e 2013; Relatório da World Metheorological Organization (WMO) sobre a ocorrência de eventos extremos à escala global, em 2016; imagens ilustrativas de eventos extremos, relacionados com tempestades atmosféricas, hidrodinamismo costeiro, inundações, fogos florestais descontrolados, seca, tornados e furacões, e degelo nas calotas polares.

O aumento significativo da frequência de eventos extremos a partir das duas guerras mundiais do século XX; evolução da frequência de eventos extremos de 1980 a 2014 (dados da WMO).

A dificuldade em estabelecer um nexo de causa directo entre as intervenções no ambiente e a ocorrência de eventos extremos; razões naturais, técnicas, humanas e de comunicação responsáveis pelo atraso no estabelecimento de associações.

Agora o Clima: relatórios anuais da World Meteorological Organization; o conteúdo do relatório de 2021 no que se refere à variação da concentração de gases com efeito de estufa, da temperatura global média anual, do conteúdo térmico global do oceano a diferentes profundidades, da variação do nível médio global e do pH médio superficial do oceano, desde as últimas décadas do século XX.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.