Sumários

Exame Final 1.ª Data

17 Junho 2022, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Avaliação dos alunos: Exame Final (1ª data).

Compareceram 183 alunos (84,7% dos alunos inscritos). Entre os alunos que compareceram, um desistiu da prova.

O exame foi realizado presencialmente via Moodle, com recurso a vigilância presencial.


BAC 25

27 Maio 2022, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 8 – Conclusão da Unidade Curricular de BAC

O conceito de “Pegada Ecológica”: definição, história do conceito e unidades de medida; a obra “Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth”, de Mathis Wackernagel & Williams Rees (1996).

Exemplo da pegada ecológica mundial em função do modo de vida de vários países; variação da pegada ecológica de alguns países entre 2016 e 2018.

O conceito de “Pegada de Carbono”: definição e unidades de medida; componentes primária e secundária da pegada de carbono.

O “Earth Overshoot Day”: definição e significado, países incluídos em 2022; exemplo da data do “Earth Overshoot Day” em função do modo de vida de vários países, desde aqueles em que o dia é mais precoce àqueles em que o dia é mais atrasado, passando por Portugal e por outros países europeus; distribuição por continente dos países cujo modo de vida, se adoptado globalmente, não levaria a que se atingisse o “Earth Overshoot Day”; análise dessa distribuição e discussão das relações com o conflito sustentabilidade/desenvolvimento.

Os grandes desafios da Biologia Ambiental e da Conservação no século XXI: a Biologia como a ciência do século XXI; as áreas da moda (Biologia Molecular e Microbiologia), mais importantes para os humanos; e as outras (aplicações de áreas mais tradicionais, tais como a Biologia Ambiental, a Conservação, o Ordenamento e a Gestão do Ambiente), mais importantes para a humanidade.

Importância de BAC para a formação dos alunos, no contexto da Licenciatura em Biologia.

Apoio aos alunos na época de avaliação: formas de apoio disponíveis para os alunos; modos de contacto com o docente.

Características do processo de avaliação: características e regras relacionadas com a avaliação; os exames e as suas características; cuidados que os alunos devem ter anteriormente à data do exame, durante o exame e depois do exame; sugestões de estudo.

Balanço das aulas da BAC ao longo do semestre: aulas previstas e leccionadas; assuntos não aflorados devido à redução do número de aulas leccionadas; as diferentes origens dos alunos de BAC; variação do número de alunos que compareceram às aulas ao longo do semestre.

Conclusão da Unidade Curricular.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BAC 24

25 Maio 2022, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 7 – Principais convenções internacionais relacionadas

Principais convenções internacionais relacionadas com o ambiente: breve caracterização de cada uma, nomeadamente no que se refere à entidade promotora, ao local e data de aprovação, à data de entrada em vigor, ao número de nações contratantes, à data de ratificação por Portugal, aos mais importantes objectivos e à entidade gestora (conclusão):

g) Convenção sobre a Diversidade Biológica (Rio de Janeiro, 1992) e acordos suplementares associados à convenção: Protocolo de Cartagena sobre biossegurança (Cartagena, 2000) e Protocolo de Nagoya sobre o acesso e partilha de benefícios (Nagoya, 2010); o plano estratégico 2011-2020 para a biodiversidade, seu objectivo e composição; a década da biodiversidade e as metas de Aichi (5 objectivos e 20 proposições);

h) Acordo Internacional sobre Recursos Genéticos Vegetais para a Alimentação e a Agricultura (Roma, 2001);

i) Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (Montego Bay, 1982), a sua importância como instrumento regulador da utilização dos oceanos;

j) Convenção sobre a Avaliação dos Impactes Ambientais Num Contexto Transfronteiras (Espoo, 1991);

k) Convenção Quadro sobre Alterações Climáticas, a “Cimeira da Terra” (Rio de Janeiro, 1992) e acordos suplementares associados à convenção: Protocolo de Kyoto (Kyoto, 1997) e Acordo de Paris (Paris, 2015);

l) Convenção Relativa à Conservação da Vida Selvagem e dos «Habitats» Naturais da Europa (Berna, 1979).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BAC 23

20 Maio 2022, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 7 – Principais convenções internacionais relacionadas

Definição de convenção, especificamente de convenção internacional.

Identificação das doze principais convenções internacionais relacionadas com ambiente e conservação da Natureza.

Linha cronológica de aprovação das convenções e constatação de que as três décadas finais do século XX foram as que mais convenções produziram; razões para tal, em função do contexto social, económico e político, e do conhecimento científico adquirido.

O grupo de ligação das oito convenções relacionadas com biodiversidade: composição e razões da associação.

Principais convenções internacionais relacionadas com o ambiente: breve caracterização de cada uma, nomeadamente no que se refere à entidade promotora, ao local e data de aprovação, à data de entrada em vigor, ao número de nações contratantes, à data de ratificação por Portugal, aos mais importantes objectivos e à entidade gestora:

a) Convenção Internacional para a Regulação da Actividade Baleeira (Washington, 1946);

b) Convenção para o Estabelecimento da Organização Europeia para a Protecção das Plantas (Paris, 1951);

c) Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, Particularmente como Habitats de Aves Aquáticas (Ramsar, 1971);

d) Convenção sobre a Protecção do Património Mundial Cultural e Natural (Paris, 1972);

e) Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies em Perigo da Fauna e Flora Selvagem (Washington, 1973);

f) Convenção sobre a Conservação de Espécies Migradoras da Fauna Selvagem (Bona, 1983);

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BAC 22

18 Maio 2022, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 6 – Conservação da Natureza em Portugal

Rede Nacional de Áreas Protegidas (segundo o Decreto-Lei n.º 142/2008, e 24 de Julho, revisto pelo Decreto-Lei n.º 242/2015, de 15 de Outubro): que áreas são classificadas como áreas protegidas; estatutos (Público – nacional, regional ou local; ou privado) e tipologias (Parque Nacional, Parque Natural, Reserva Natural, Paisagem Protegida ou Monumento Natural) e características possíveis das áreas protegidas em Portugal; delimitações especiais (zonas de protecção integral e zonas de protecção dirigida) e áreas sujeitas e regimes de protecção (áreas de protecção total e áreas de protecção parcial) em áreas protegidas.

Áreas Protegidas Portuguesas por tipologia, no continente e nas regiões autónomas da Madeira e Açores: número, listagem e distribuição geográfica por região e por tipo.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.