BAC 15
20 Abril 2022, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 3 – O funcionamento do ambiente
As regiões biogeográficas (biomas): definição de bioma/região biogeográfica; tipos de regiões biogeográficas (biomas terrestres e ecossistemas marinhos, dulçaquícolas e de transição); a produtividade e a resiliência dos biomas e respectiva relação com o uso humano.
Principais biomas continentais: temperatura e precipitação como factores determinantes da distribuição dos biomas, tanto em latitude, como em altitude; distribuição geográfica dos biomas continentais; diferenças na composição das comunidades, razões dessas diferenças e a respectiva importância para o estudo da Biologia Ambiental; relação latitudinal e altitudinal entre as características das regiões biogeográficas terrestres; o conceito de enclave. A bidimensionalidade dos ecossistemas continentais.
Ecossistemas aquáticos: os ecossistemas aquáticos e a sua aparente homogeneidade; principais tipos de ecossistemas aquáticos (marinhos e dulciaquícolas) e respectivas subdivisões.
Ecossistemas aquáticos marinhos: características gerais, subdivisão e principais tipos de ecossistemas marinhos; factores determinantes da diversidade e distribuição dos ecossistemas marinhos. Porque não biomas marinhos? Distribuição das ecorregiões pelágicas, batimétricas, hidrotermais, abissais e hadais. A tridimensionalidade dos ecossistemas marinhos. A definição de domínios marinhos.
Ecossistemas aquáticos dulçaquícolas (fluviais e lacustres): características gerais, subdivisão e principais tipos de ecossistemas dulçaquícolas. Factores determinantes da distribuição dos ecossistemas dulçaquícolas. A sobreposição entre o espaço ocupado pelas regiões biogeográficas continentais e os sistemas dulçaquícolas.
Ecossistemas de transição (ecótonos): principais tipos de ecótonos (estuários, sapais, mangais e praias)
Enclaves: enclaves continentais e enclaves oceânicos.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.