BAC 25
27 Maio 2022, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 8 – Conclusão da Unidade Curricular de BAC
O conceito de “Pegada Ecológica”: definição, história do conceito e unidades de medida; a obra “Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth”, de Mathis Wackernagel & Williams Rees (1996).
Exemplo da pegada ecológica mundial em função do modo de vida de vários países; variação da pegada ecológica de alguns países entre 2016 e 2018.
O conceito de “Pegada de Carbono”: definição e unidades de medida; componentes primária e secundária da pegada de carbono.
O “Earth Overshoot Day”: definição e significado, países incluídos em 2022; exemplo da data do “Earth Overshoot Day” em função do modo de vida de vários países, desde aqueles em que o dia é mais precoce àqueles em que o dia é mais atrasado, passando por Portugal e por outros países europeus; distribuição por continente dos países cujo modo de vida, se adoptado globalmente, não levaria a que se atingisse o “Earth Overshoot Day”; análise dessa distribuição e discussão das relações com o conflito sustentabilidade/desenvolvimento.
Os grandes desafios da Biologia Ambiental e da Conservação no século XXI: a Biologia como a ciência do século XXI; as áreas da moda (Biologia Molecular e Microbiologia), mais importantes para os humanos; e as outras (aplicações de áreas mais tradicionais, tais como a Biologia Ambiental, a Conservação, o Ordenamento e a Gestão do Ambiente), mais importantes para a humanidade.
Importância de BAC para a formação dos alunos, no contexto da Licenciatura em Biologia.
Apoio aos alunos na época de avaliação: formas de apoio disponíveis para os alunos; modos de contacto com o docente.
Características do processo de avaliação: características e regras relacionadas com a avaliação; os exames e as suas características; cuidados que os alunos devem ter anteriormente à data do exame, durante o exame e depois do exame; sugestões de estudo.
Balanço das aulas da BAC ao longo do semestre: aulas previstas e leccionadas; assuntos não aflorados devido à redução do número de aulas leccionadas; as diferentes origens dos alunos de BAC; variação do número de alunos que compareceram às aulas ao longo do semestre.
Conclusão da Unidade Curricular.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.